Estratégia omnichannel: saiba como atrair novos consumidores e aumentar os lucros

Com o objetivo de elevar a lucratividade, muitos gestores pensam em maneiras diferentes para ter maior sucesso comercial. Nesse sentido, muitas vezes, uma velha lição aparece: quanto mais clientes, melhor para o negócio. Por isso, é indispensável apostar na estratégia omnichannel.

Essa alternativa pode ser de grande valor para as empresas, independentemente do porte ou do ramo de atuação. Isso porque, ao investir num planejamento integrado e que atue nos mais diversos canais, pode-se ter maior sucesso no contato com o público. 

Veja também:

Em um cenário marcado pela forte concorrência no mercado, além de uma maior exigência por parte dos consumidores antes de comprar, é importante mostrar, constantemente, diferenciais da sua marca, como se importar com o cliente ao oferecer um atendimento de qualidade.

Soma-se a isso outro benefício fundamental para cativar os clientes: a capacidade de compreender as mudanças na jornada de aquisição e nos hábitos mais comuns dos consumidores.

Uma série de estudos comprovam essa transformação, que se estabelece principalmente pela busca por meios digitais para compra de novos produtos e na contratação de serviços.

A SBVC, em pesquisa publicada em 2020, por exemplo, apontou que 70% dos consumidores pretendem continuar realizando compras online no pós-pandemia. 

Um recente levantamento da Social Mixer também evidenciou esse movimento ao revelar que 16% dos brasileiros começaram a comprar pela internet em 2020 e que, ao todo, 60% consomem de forma híbrida, isto é, de maneira on e offline.

Esses números colocam em destaque a estratégia omnichannel e mostram o porquê esse planejamento é fundamental para as empresas alavancarem os lucros nos próximos anos. Entenda mais sobre o poder dessa alternativa:

Estratégia omnichannel: conheça as vantagens no pós-pandemia

Em primeiro lugar, a utilidade mais marcante da estratégia omnichannel é justamente a capacidade de viabilizar aos clientes a possibilidade de buscarem o atendimento no canal em que se sentem mais confortáveis.

Disponibilidade e integração de meios de comunicação

O público mais velho, por exemplo, muitas vezes, prefere entrar em contato pelo telefone por questão de hábito, enquanto os mais jovens e atentos às novas tecnologias têm uma tendência maior a utilizar plataformas virtuais para resolver seus problemas.

Nos últimos anos, entretanto, vale citar que houve um aumento na busca por diferentes pontos de contato, informação evidenciada em um levantamento da Microsoft. 

No estudo, 66% dos entrevistados disseram que usam pelo menos 3 canais diferentes quando buscam o suporte.  Por isso, deve-se investir constantemente em novas alternativas.

Veja também: 

Melhores interações, experiências mais positivas

Outro benefício de seguir com essa mentalidade nas empresas é a experiência de tornar todas as interações com os consumidores mais fluidas, efetivas em todos os canais e sem a necessidade de que os dados sejam informados ao atendente sempre que uma nova conversação se inicie.

Dessa maneira, os gestores podem observar uma tendência de fidelização, dado que há um crescimento da satisfação com as novas medidas.

Assim, é possível evitar situações como as relatadas pela Accenture, que mostrou que consumidores frustrados são três vezes mais propensos a abandonar uma marca depois de apenas uma experiência não satisfatória.

Compreensão do perfil dos consumidores

Por fim, a adoção de uma estratégia omnichannel possibilita que as empresas entendam mais profundamente o perfil dos clientes e mapeiem suas jornadas graças aos dados que plataformas, como o OlosChannel, da Olos Tecnologia, oferecem.

Desse modo, é possível elevar a qualidade das tomadas de decisão e não depender de achismos.

Conte com uma empresa especializada 

Para ter sucesso na aplicação da estratégia omnichannel, os gestores precisam saber que contar com marcas já estabelecidas no mercado é um passo importante e que permite maior assertividade no processo.

Nesse sentido, é indispensável contar com os serviços da Olos Tecnologia, que conta com soluções diversas, que impulsionam o atendimento ao cliente nos mais diferentes canais sempre de maneira integrada.

Com o OlosChannel, por exemplo, os negócios têm a segurança da resolução de desafios como o mapeamento da jornada dos clientes, que permite um maior entendimento do público. 

O OlosChannel permite que as interações sejam feitas por telefone, discador de voz, chatbot, e-mail, atendimento receptivo, SMS, Whatsapp e agente multimídia, de maneira integrada, promovendo uma melhor experiência com atendimento de qualidade e agilidade na resolução das demandas dos consumidores. 

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.