5 dicas sobre humanização do atendimento ao cliente em tempos de pandemia

A humanização do atendimento, que já era uma tendência de mercado, ganhou ainda mais relevância a partir da crise e do aumento da demanda de chamados de clientes.

Nesse sentido, segundo pesquisa da CS Academy, 40% dos negócios expandiram seus canais de atendimento desde o início da crise para suprir o crescimento de 44% do volume de atendimento.

No entanto, não basta apenas atender aos consumidores em diversos canais, é preciso trabalhar a humanização no atendimento e oferecer uma jornada única e satisfatória aos clientes.

Por isso, preparamos esse conteúdo com as melhores práticas para personalizar as interações com os clientes neste período de incertezas. Continue a leitura e conheça!

Leia mais: Conheça as principais tendências em canais de atendimento ao cliente em 2021

Confira 6 dicas sobre humanização do atendimento ao cliente

1. Invista em inteligência de dados e entenda os novos hábitos dos seus consumidores

A partir do investimento em tecnologia, recursos como automação e até inteligência artificial auxiliam as empresas a coletar informações importantes sobre seus clientes, como canal de atendimento preferido, melhor horário para interações e o tom ideal de comunicação, por exemplo.

Assim, além de obter eficiência na gestão de inteligência de dados, a organização tem os insumos necessários para atender os clientes de maneira mais próxima e assertiva.

2. Capacite os colaboradores

A segunda dica sobre humanização do atendimento ao cliente é capacitar, qualificar e motivar os profissionais de atendimento para que desenvolvam habilidades sociais que permitam interagir com os consumidores de maneira, empática, com iniciativa, pensamento ágil e estratégico e que solucione as ocorrências.

3. Avalie o feedback do cliente e aprenda com ele

Para proporcionar a humanização do atendimento, principalmente em tempos desafiadores como o atual, é ainda mais relevante obter o feedback e aprender com as observações dos clientes.

Para isso, é importante disponibilizar canais de sugestões e aplicar pesquisas para receber os feedbacks dos clientes.

4. Personalize os scripts e use a tecnologia a seu favor!

Como já citado anteriormente, utilizar a inteligência de dados para entender as preferências dos consumidores é fundamental para oferecer uma jornada de excelência.

Além disso, a partir dessas informações, é possível personalizar e humanizar os scripts tanto dos operadores humanos quanto dos digitais, como os chatbots, por exemplo.

5. Implemente uma plataforma omnichannel

Para poder disponibilizar a humanização do atendimento aos clientes é imprescindível contar com todos os recursos disponibilizados por uma plataforma omnichannel.

Além de oferecer automação de processos e inteligência de dados, a plataforma unifica todos os canais de interação com os consumidores em um único sistema e garante a agilidade e eficiência necessária para os times de atendimento.

Leia também: Saiba como atender ao novo comportamento do consumidor digital

Conte com a Olos Tecnologia

Para implementar a humanização do atendimento, como visto, é preciso investir em tecnologia omnichannel. No entanto, para obter os resultados esperados, é preciso contar com soluções sólidas e de uma empresa experiente.

Nesse sentido, a Olos Tecnologia oferece o OlosChannel, plataforma omnichannel completa, com automação de processos, inteligência artificial e de dados e todos os recursos para oferecer uma jornada incrível de atendimento, seja por voz ou por texto.

Entre em contato com os nossos profissionais e saiba tudo o que o OlosChannel pode fazer pelo atendimento do seu negócio!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.