Conheça a importância da estratégia omnichannel para o pós-pandemia

A pandemia do coronavírus causou um impacto profundo nas empresas, com 62,4% afirmando que houve consequências negativas em decorrência do novo cenário, segundo o IBGE. Para recuperação, os gestores precisam de investimentos acertados e relevantes, como a estratégia omnichannel.

O mesmo estudo indicou que 50,7% das organizações sentiram queda nas vendas e 33,5% delas recorreram a novos métodos de entrega de produtos ou serviços, e incorporação de processos online.

Veja mais: Como a comunicação omnichannel ajuda a aumentar as vendas?

Nesse cenário, as companhias estão investindo em recuperação e aumento das vendas, mas para alcançar esses objetivos é necessário compreender novas estratégias e transformações no comportamento do consumidor pós-pandemia. Confira!

O que é a estratégia omnichannel?

A estratégia omnichannel era uma das principais tendências antes da pandemia e o isolamento social reforçou a necessidade dessa solução.

A comunicação omnichannel consiste na integração e centralização de todas as práticas de relacionamento com o cliente, garantindo não apenas diversidade nos canais de atendimento, mas fluidez entre eles.

Um atendimento omnichannel, por exemplo, pode começar no WhatsApp e ser continuado pelo telefone, sem perda das informações prévias, caso a mudança de canal melhore a interação e experiência do cliente.

O objetivo é promover uma experiência fluida entre os diferentes canais disponíveis, centralizando os dados dos clientes para que o atendimento seja mais dinâmico, personalizado e eficiente.

Leia também: Comunicação omnichannel x multicanalidade: entenda as diferenças

Quais as mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia?

A melhora do cenário já começa a revelar quais são as tendências do pós-pandemia, principalmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor.

Verificou-se que a transição para o digital, que já ocorria, foi acelerada e, com a continuidade do distanciamento social, os consumidores tendem a manter alguns hábitos de compra e relacionamento online com as empresas.

Leia também: Jornada do cliente: como atender aos novos hábitos pós-pandemia?

Portanto, as empresas que ainda não investiram no digital devem reconhecer a centralidade de uma estratégia omnichannel para atender às expectativas dos consumidores.

Outro aspecto que se mostrou relevante foi a responsabilidade social e propósito das companhias, com consumidores mais empáticos às organizações que mostraram comprometimento social e ambiental no período.

Dessa forma, a recuperação dos mercados passa por definir explicitamente os valores da empresa e atuar de forma consistente e engajada com os interesses sociais e coletivos.

Por que investir na estratégia omnichannel para a retomada dos negócios?

A definição acertada das estratégias pós-pandemia, como o omnichannel, permite que a empresa retome suas vendas a partir de um novo posicionamento e uma transformação profunda no relacionamento com o cliente.

Com a tecnologia, é possível proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores, garantindo satisfação nas interações com a marca e fidelização em decorrência da praticidade e personalização.

Outro aspecto relevante é que a estratégia vai ao encontro com uma comunicação corporativa centralizada, o que facilita transmitir os valores da marca e engajar seus clientes nas ações e campanhas.

Para adoção da estratégia omnichannel uma solução inovadora é a plataforma OlosChannel, desenvolvida pela Olos Tecnologia.

Trata-se de uma plataforma omnichannel completa e com diferentes recursos para atender as especificidades da sua companhia, como inteligência artificial, inteligência de dados, diversidade de canais de atendimento, automação e relatórios completos.

Leia mais: Plataforma omnichannel: 7 razões para usar a tecnologia no atendimento ao cliente

Portanto, para reposicionar-se no mercado pós-pandemia é essencial que a empresa invista em tecnologias acertadas, como o OlosChannel, que entrega uma experiência de atendimento de acordo com as novas expectativas dos consumidores.

Quer saber mais sobre a plataforma omnichannel OlosChannel? Confira aqui!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta