Como a inteligência de dados impacta sua estratégia de comunicação?

Atualmente, a inteligência de dados tornou-se um pilar fundamental da estratégia de comunicação de empresas de diferentes portes e segmentos. Apesar dessa importância, muitos gestores ainda questionam-se sobre os benefícios da solução.

inteligência de dados consiste em usar informações coletadas dos clientes para gerar insights de negócio. A estratégia inclui desenvolver as etapas de coleta de dados, processamento, análise e armazenamento, funções que devem ser facilitadas pelo uso de um software para engajamento e comunicação.

Quais os benefícios de usar inteligência de dados na comunicação?

Uma vez que a aplicação da inteligência de dados nas estratégias de comunicação, atendimento e relacionamento com o cliente torna-se mais comum mais empresas avaliam as vantagens e a necessidade de adoção dessa solução. Conheça a seguir os principais benefícios gerados.

Previsibilidade de ações estratégicas

A primeira vantagem com a inteligência de dados consiste na previsibilidade das ações estratégicas, aumentando o profissionalismo da empresa e reduzindo os riscos de que mudanças substanciais nas práticas da marca não sejam bem aceitas pelo público.

Ao analisar dados, os gestores passam a conhecer e mapear melhor o perfil do público-alvo, melhorando a tomada de decisão e as ações implementadas.

Aumento da satisfação dos clientes

Ao conhecer melhor o perfil do consumidor, podem ser desenvolvidas estratégias personalizadas e mais assertivas, o que vai influenciar diretamente a satisfação do cliente com a marca e também as chances de retenção e fidelização.

Esses aspectos são fundamentais visto que consumidores fiéis são mais valiosos para a empresa por terem um ticket médio mais elevado e um menor custo de conversão e venda.

Otimização de processos

A inteligência de dados permite conhecer todos os processos realizados na empresa, melhorando o desenvolvimento das ações e possibilitando identificar e solucionar gargalos de operação que podem tornar as estratégias de comunicação menos eficazes e o time menos produtivo.

Redução de custos operacionais

Outro impacto do uso de dados na estratégia da empresa refere-se à redução dos custos operacionais, tanto pela identificação dos problemas no desenvolvimento das atividades quanto pela adoção de ferramentas automatizadas.

Aumento da competitividade

Como consequência dos demais benefícios, a empresa torna-se mais competitiva e tem a possibilidade de identificar tendências no mercado e no comportamento do consumidor antes da concorrência, o que melhora significativamente o posicionamento dela frente aos clientes.

Qual ferramenta usar na estratégia de comunicação?

Essas diversas vantagens com a inteligência de dados só são possíveis quando a empresa adota uma ferramenta adequada para dar suporte à estratégia de comunicação, pois uma escolha equivocada nesse sentido pode prejudicar a implementação da solução e a efetividade dela.

OlosChannel, software para engajamento de clientes desenvolvido pela Olos, permite realizar de forma automatizada todo o mapeamento da jornada de compra do cliente, utilizando inteligência de dados para realizar a distribuição correta do mailing de clientes de acordo com as preferências de canais apresentadas.

Com isso, cada consumidor terá um atendimento personalizado no canal de maior preferência dele. A ferramenta ainda conta com agentes digitais que realizam uma série de processos de forma automatizada, como atendimento, demonstração de produtos, negociações, cobranças e outros.

Escolhendo a ferramenta mais completa para a sua empresa e conhecendo os benefícios que podem ser esperados com uma estratégia de inteligência de dados, a marca aumenta as chances de sucesso e de tornar-se mais lucrativa.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta