Conheça as principais tendências de mercado pós-pandemia

A crise provocada pelo coronavírus transformou os hábitos do consumidor e promoveu uma série de novas tendências de mercado pós-pandemia.

Nesse sentido, a transformação digital que já estava em alta, ganhou ainda mais velocidade e, de acordo com a IT Mídia, a automação será um dos pilares para todos os setores das organizações em 2021, inclusive o atendimento ao cliente.

Além disso, de acordo com a pesquisa Agenda 2021, 79% das empresas brasileiras vão investir em canais digitais de atendimento ao consumidor para suprir a nova demanda.

Diante disso, confira as principais tendências de mercado pós-pandemia e saiba como o atendimento ao cliente será estratégico para o sucesso das empresas em 2021.

Leia mais: Conheça a importância da estratégia omnichannel para o pós-pandemia

Conheça as principais tendências de mercado pós-pandemia

E-commerce

As lojas virtuais, que já eram realidade no mercado mundial antes da crise, ganharam ainda mais relevância a partir da implementação do home office como consequência do isolamento social.

Para se ter ideia, as vendas online cresceram 40% desde o início da crise, de acordo com dados de pesquisa realizada pela Deloitte.

Por esse crescimento, o comércio eletrônico volta a ser uma das principais tendências de mercado pós-pandemia.

Streaming

A partir do isolamento social, os serviços online de filmes, músicas e vídeos, que também já estavam consolidados no mercado, voltaram a crescer exponencialmente.

Apenas em março de 2020, início da crise, os serviços de streaming cresceram 20% globalmente, sendo que considerando apenas a América Latina, o número salta para 26,6% no mesmo período, de acordo com pesquisa realizada pela Conviva.

Além dos serviços tradicionais, o ensino a distância também colaborou para que os números de streaming sejam tão altos.

Atendimento ao cliente em canais digitais

Como já indicado no início do texto, o atendimento ao cliente em canais digitais registrou grande aumento desde o começo da crise.

Somente em 2020, 23% das empresas investiram em infraestrutura e tecnologia, como uma plataforma omnichannel, por exemplo, para garantir o atendimento ao cliente em diversos canais, segundo a Deloitte.

Ainda de acordo com o estudo, para 2021, 38% das organizações pretendem aumentar o investimento em tecnologia para oferecer canais digitais de atendimento ao cliente, o que se configura em mais uma das tendências de mercado pós-pandemia.

Automação

A automação em todos os setores de uma empresa, inclusive no atendimento ao consumidor, será fundamental para as organizações aumentarem a produtividade, otimizarem recursos e poderem dar continuidade em suas operações com inteligência de negócios.

Segurança de dados

Por fim, a partir desse aumento de processos digitais, a segurança de dados também ganhou relevância. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em setembro de 2020, também faz com que as empresas invistam em cibersegurança.

Vale destacar que 21% das organizações aumentaram seus investimentos em segurança digital após o início da crise, e a previsão é de que esse número seja ainda maior este ano, de acordo com a pesquisa Agenda 2021.

Leia mais: Jornada do cliente: como atender aos novos hábitos pós-pandemia?

Conte com a Olos Tecnologia

Agora que você já conhece as principais tendências de mercado pós-pandemia, é importante contar com parceiras que ajudem o seu negócio a atender aos novos hábitos dos consumidores.

Para isso, a Olos Tecnologia conta com diversas soluções de atendimento ao cliente que suprem a nova demanda do consumidor e garantem todos os recursos que a sua empresa precisa para se destacar no mercado em 2021.

O OlosChannel, por exemplo, é uma plataforma omnichannel completa que disponibiliza atendimento em diversos canais, inclusive os digitais, em uma única plataforma.

Desta maneira, os clientes poderão entrar em contato com a sua empresa via telefone, email, Whatsapp, redes sociais, chat, Facebook Messenger e muito mais!

Além disso, a nossa plataforma conta com inteligência artificial, automação de processos, métricas em tempo real e tudo o que sua empresa precisa para promover um atendimento de excelência.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a Olos pode te ajudar!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.