Plataforma de atendimento ao cliente: saiba como o chatbot pode melhorar a jornada do consumidor

Hoje em dia, ter uma plataforma de atendimento ao cliente é quase uma obrigação para as empresas que desejam se destacar no mercado e construir uma relação de confiança com os consumidores.

Com o dinamismo da internet e as constantes revoluções tecnológicas, os usuários contemporâneos estão cada vez mais ansiosos para resolver suas ocorrências o mais rápido possível. Além disso, a expansão dos canais de atendimento também ajuda a despertar esse sentimento de imediatismo no consumidor digital. 

Para termos uma ideia, um estudo realizado pela CS Academy demonstrou que 40% das empresas precisaram expandir seus canais de atendimento, para oferecer todo o suporte necessário aos clientes.

Nesse contexto, ter uma plataforma de atendimento ao cliente com tecnologia de ponta é uma maneira de disponibilizar um leque de canais para interação. Atualmente, dá-se destaque aos chatbots, que por meio de inteligência artificial e respostas automáticas são capazes de melhorar a experiência dos usuários.

No artigo de hoje, saiba mais como uma plataforma de atendimento ao cliente com chatbot pode melhorar a jornada do consumidor. Acompanhe a leitura!

Quais os benefícios de uma plataforma de atendimento ao cliente por chatbot?

De acordo com uma estimativa realizada pelo Gartner para o ano de 2021, cerca de 50% das empresas irão investir mais em chatbots do que em aplicativos tradicionais; 30% vão utilizar inteligência artificial no processo de vendas; e ainda, cerca de 85% dos clientes serão atendidos por robôs, sem nenhum contato com atendentes humanos.

A partir desse levantamento, já dá para ter uma noção do quão importante é ter uma plataforma de atendimento ao cliente com chatbots. Mas, a tecnologia oferece muitos outros benefícios para as empresas.

Abaixo, confira algumas vantagens do chatbot no atendimento ao cliente.

Maior agilidade na resolução de problemas

O chatbot oferece atendimento 24 horas durante os 7 dias da semana, sem interrupções. Isso significa que os clientes podem ser respondidos com maior rapidez, o que agiliza a resolução de problemas.

Além do mais, quando se tem uma plataforma de atendimento ao cliente com inteligência artificial, os próprios robôs podem oferecer soluções viáveis aos clientes, sem demandar processos burocráticos e lentos.

Praticidade na comunicação com a empresa

Hoje em dia, grande parte das pessoas prefere realizar um atendimento via internet, do que entrar em contato através dos tradicionais SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente) por telefone. Isso mostra muito do comportamento do consumidor atual.

Uma pesquisa publicada na Revista Consumidor Moderno mostra o quanto o atendimento online cresceu nos últimos anos, principalmente quando a experiência é automatizada para oferecer uma solução rápida e simples.

Por essa razão, os chatbots podem oferecer praticidade à plataforma de atendimento ao cliente, já que os usuários podem entrar em contato por meio de canais de diversos comunicação online.

Melhora a automação de processos

A plataforma de atendimento ao cliente com chatbots reduz a realização de processos manuais, que por si só já são mais lentos e têm maiores riscos de erros. 

Sendo assim, é possível ter automação dos processos, algo que viabiliza a escalabilidade do serviço, permitindo um atendimento de qualidade em larga escala.

Conheça a OlosChannel, a mais completa plataforma de atendimento ao cliente

Diante de todos os benefícios apresentados acima, várias empresas buscam incorporar uma plataforma de atendimento ao cliente completa, com funcionalidades automáticas, inteligência artificial e a presença de chatbots.

Uma solução para isso é o OlosChannel, a plataforma omnichannel da Olos Tecnologia, que dispõe de funcionalidades completas, além de permitir a integração do atendimento com um agente digital e discador automático.

Os recursos são inúmeros, incluindo:

  • OlosCloud: plataforma Olos em nuvem, totalmente seguro, escalável, com rápida implantação e acesso simplificado, para atendimento ao cliente disponível por meio de link de internet, que oferece a possibilidade de trabalho remoto.
  • Discador preditivo: otimiza os processos de ligação telefônica, porque possui um algoritmo avançado que entende qual o melhor momento para realizar uma quantidade de chamadas, para atender a uma demanda futura, diminuindo o tempo ocioso do contact center. 
  • Vale lembrar que o discador preditivo da Olos tem o melhor desempenho do mercado e, inclusive, foi premiado com o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e com o 7° Prêmio CONAREC.
  • Sistema receptivo: permite a automação do atendimento receptivo para tornar o processo ágil e eficiente na resolução de demandas e redução do tempo de chamada.
  • Agentes digitais: automatizam o atendimento por voz ou texto para diversos tipos de operações no contact center, via telefone, SMS, Whatsapp, chat, site e outros canais de forma inteligente, como se fosse um ser humano.
  • Olos FastFlow: o agente digital instantâneo permite automatizar o sistema de cobrança de maneira rápida e simples, otimizando os processos e facilitando o acerto de pendências financeiras. Além disso, a plataforma possui instalação ágil e é possível escolher uma voz feminina ou masculina e configurar de acordo com negócio.
  • Olos Web Interactive (OWI): a plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, do início ao fim do processo, sem necessidade de operadores humanos.

Com um sistema de coleta de dados altamente eficiente, o OlosChannel oferece um atendimento personalizado, em diferentes canais, por voz e por texto, além de oferecer relatórios completos de desempenho para análise posterior.

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