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Os desdobramentos causados pelo coronavírus exigiram que as companhias estruturassem novas estratégias de atendimento ao cliente, oferecendo mais autonomia, qualidade e agilidade. Nesse cenário, a plataforma de autoatendimento ganhou destaque.

O investimento em tecnologia como alternativa para continuidade das operações era e continua sendo a opção mais efetiva, principalmente se abarcar novas soluções, como a Inteligência Artificial e os chatbots.

Estima-se que, apenas após o início da pandemia do coronavírus, houve um crescimento global de 100% na automação do atendimento ao cliente por meio dos chatbots. Esse aumento está diretamente relacionado aos benefícios da solução. Confira!

Saiba mais: 5 erros no uso de autoatendimento com chatbots

Quais as vantagens da plataforma de autoatendimento?

A plataforma de autoatendimento, unindo inteligência artificial e os chatbots, consiste em uma forma inovadora de dar suporte aos consumidores, garantindo benefícios a todos os envolvidos. Entenda melhor a seguir.

1. Personalização da comunicação

O chatbot funciona a partir do aprendizado de máquina (machine learning), uma solução que permite que a ferramenta esteja sempre se aprimorando a partir do processamento de dados.

Esse aspecto garante que a plataforma de autoatendimento possa oferecer um atendimento personalizado ao cliente, visto que a ferramenta processa os dados do histórico de relacionamento e entende, com base na comparação com milhares de casos semelhantes, qual o encaminhamento mais eficaz. 

2. Qualidade do atendimento

A qualidade do atendimento com o chatbot está associada à personalização, mas não apenas isso. A experiência do cliente, em geral, é mais satisfatória em decorrência da diversidade de canais, disponibilidade, inexistência de tempo de espera e agilidade em resolver a demanda.

3. Diversidade de canais

A plataforma de autoatendimento pode ser associada à estratégia omnichannel para viabilizar um atendimento de qualidade em diferentes canais, como chatbot, telefone, aplicativo e outros.

E caso sinta a necessidade, o consumidor pode solicitar o auxílio de um atendente nesses variados canais, garantindo um suporte mais satisfatório.

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4. Escalabilidade

O chatbot garante que os clientes possam resolver suas demandas sem a intermediação de um atendente, viabilizando centenas de atendimentos simultâneos sem fila de espera.

Outra característica da plataforma de autoatendimento que aumenta a escalabilidade e capacidade de atendimento da marca é a disponibilidade todos os dias e horários da semana, de forma que o cliente possa ter suporte à noite ou aos finais de semana.

5. Automação de processos

A solução viabiliza a automação de diversos processos de atendimento ao cliente, reduzindo a existência de processos manuais que são mais lentos e com possibilidade de erros e retrabalho.

A automação de processos no atendimento é o que viabiliza a escalabilidade do serviço, pois em vez de um atendente para cada cliente, é possível que a ferramenta atenda em larga escala simultaneamente.

Saiba mais: Como usar a ferramenta de autoatendimento para aumentar resultados?

6. Engajamento de colaboradores

A ferramenta reduz as atividades repetitivas executadas pelos atendentes, de forma que eles possam direcionar seus esforços às questões mais relevantes da função.

Dessa forma, além de melhorar o fluxo de execução dos processos relacionados ao atendimento, obtêm-se como vantagens adicionais o maior engajamento dos colaboradores, aumentando a motivação e, consequentemente, a produtividade.

Veja também: Como aumentar a produtividade da sua área de atendimento ao cliente?

7. Redução de custos

Todos os benefícios citados anteriormente viabilizam uma vantagem relevante no que diz respeito aos custos operacionais do setor de atendimento.

A maior produtividade dos colaboradores somada à automação de processos promove a redução dos custos, sendo possível otimizar as despesas da área com direcionamentos mais estratégicos.

Como incorporar a solução na estratégia de atendimento?

Para que os benefícios apresentados possam de fato ser alcançados é relevante que os gestores selecionem uma plataforma de autoatendimento de qualidade, com funcionalidades completas e de um fornecedor experiente.

A Olos tem essa experiência e atua com soluções inovadoras para o atendimento ao cliente em diferentes segmentos. O OlosChannel, plataforma omnichannel, dispõe de funcionalidades completas e integração com outras soluções como agente digital e discador automático.

A plataforma omnichannel da Olos inclui inteligência de dados para um atendimento mais personalizado, diferentes canais, relatórios completos e uma elevada capacidade de atendimentos simultâneos.

Leia mais: Soluções para contact centers: Olos está presente nas principais empresas do país

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