Atendimento ao cliente: como a inteligência artificial pode melhorar a jornada do consumidor?

O atendimento ao cliente tornou-se ainda mais importante para as empresas nos últimos meses, já que o volume de chamados aumentou e os consumidores têm demonstrado maior ansiedade para resolução de suas ocorrências.

Para se ter ideia, de acordo com estudo da CS Academy, 40% das empresas precisaram expandir seus canais de suporte para garantir o atendimento a todos os chamados.

Por isso, uma das tecnologias que tem auxiliado as empresas é a inteligência artificial. Segundo o relatório The Art of Customer-Centric Artificial Intelligence: How organizations can unleash the full potential of AI in the customer experience, 54% dos clientes têm interações diárias com a inteligência artificial das organizações, o que representa um aumento significativo se comparado aos 21% relatados na mesma pesquisa realizada em 2018.

Diante disso, Kiko Carvalho, Diretor de Marketing e Comunicação da Olos Tecnologia participou do quadro #PerguntaAí da Startupi, portal de conteúdo sobre o mercado de startups, inovação, investimentos e empreendedorismo no Brasil, e esclareceu dúvidas sobre aplicabilidade da inteligência artificial no atendimento ao cliente. Confira!

Leia também: Inteligência de dados: deixe seu atendimento ao cliente mais humanizado

Conheça a aplicabilidade da inteligência artificial no atendimento ao cliente 

Quais as tendências em inteligência artificial para os próximos anos nos negócios? 

“A inteligência artificial está evoluindo para que as empresas conheçam cada vez mais os hábitos, preferências e preocupações de cada consumidor para poder oferecer um atendimento mais satisfatório e eficiente por parte das empresas”, indica Kiko Carvalho.

Pode citar casos de sucesso em que a inteligência artificial foi aplicada e a empresa viu seus resultados melhorarem? 

“Um caso de sucesso da Olos é de um grande clube de futebol brasileiro em que a nossa inteligência artificial faz todo o atendimento do sócio-torcedor. Assim, nossos robôs atendem os torcedores com a comunicação personalizada de acordo com o último resultado do time”, explica o Diretor de Marketing e Comunicação da Olos Tecnologia.

“Desse modo, conseguimos fazer com que o torcedor seja melhor atendido e de acordo com o momento vivido. Consequentemente, temos maior retenção e satisfação dos clientes”, conclui.

Como mostrar para minha operação que a inteligência artificial vai ajudar em seu trabalho e não substituí-la?

“A inteligência artificial, na verdade, deve ser utilizada para somar forças com os operadores no atendimento ao cliente. Assim, a tecnologia automatiza as tarefas repetitivas desses operadores, fazendo com que eles se transformem em consultores de negócios e executem a parte mais estratégia da interação com o consumidor”, encerra Kiko Carvalho.

Leia mais: Como fidelizar clientes com tecnologia e inteligência de dados?

Conte com a Olos Tecnologia

Agora que você já sabe como funciona a aplicabilidade da inteligência artificial no atendimento ao cliente, é preciso ter recursos de ponta para a interação com os consumidores em sua empresa.

Por isso, a Olos Tecnologia tem o OlosChannel, plataforma omnichannel de atendimento ao cliente mais completa do mercado que disponibiliza diversos recursos com inteligência artificial, por meio de múltiplos canais, como Email, chamada de voz, SMS, Whatsapp, redes sociais, Messenger e muito mais!

Com o OlosChannel é possível integrar diversas soluções como:

OlosCloud: plataforma Olos em nuvem, totalmente seguro, escalável, com rápida implantação e acesso simplificado, para atendimento ao cliente disponível por meio de link de internet, que oferece a possibilidade de trabalho remoto.

Discador preditivo: otimiza os processos de ligação telefônica, porque possui um algoritmo avançado que entende qual o melhor momento para realizar uma quantidade de chamadas, para atender a uma demanda futura, diminuindo o tempo ocioso do contact center. 

Vale lembrar que o discador preditivo da Olos tem o melhor desempenho do mercado e, inclusive, foi premiado com o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e com o 7° Prêmio CONAREC.

Sistema receptivo: permite a automação do atendimento receptivo para tornar o processo ágil e eficiente na resolução de demandas e redução do tempo de chamada.

Agentes digitais: automatizam o atendimento por voz ou texto para diversos tipos de operações no contact center, via telefone, SMS, Whatsapp, chat, site e outros canais de forma inteligente, como se fosse um ser humano.

Olos FastFlow: o agente digital instantâneo permite automatizar o sistema de cobrança de maneira rápida e simples, otimizando os processos e facilitando o acerto de pendências financeiras. Além disso, a plataforma possui instalação ágil e é possível escolher uma voz feminina ou masculina e configurar de acordo com negócio.

Olos Web Interactive (OWI): a plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, do início ao fim do processo, sem necessidade de operadores humanos.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor plataforma de comunicação omnichannel para o seu negócio!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta