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O atendimento via Whatsapp está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Muito disso, deve-se ao próprio uso de aplicativo, que se expande todos os dias com a popularização dos smartphones.

Para termos uma ideia, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o whatsapp está instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros e 93% usam o aplicativo todos os dias.

Com a pandemia provocada pelo coronavírus e as medidas de isolamento social, o atendimento via Whatsapp teve um crescimento ainda mais notável, como uma alternativa para as empresas e comércios continuarem seus negócios, sofrendo menos os impactos da crise.

Desde o início do ano, 80% da população no Brasil usa o Whatsapp para fazer negócios, segundo o levantamento Global Mobile Consumer Survey. Além disso, 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online na pandemia, conforme indica o Mastercard, o que reforça a necessidade de investir em canais online de atendimento, como o whatsapp.

No artigo de hoje, saiba como o atendimento via Whatsapp é importante para conquistar novos negócios e conheça as vantagens de investir nessa abordagem. Acompanhe a leitura!

Quais as vantagens do atendimento via Whatsapp?

Diante dos números acima, já dá para ter uma ideia do quanto é importante investir em canais de atendimento online. Fora que o próprio whatsapp percebeu o potencial do aplicativo para negócios, criando uma versão voltada para empresas: o Whatsapp Business.

Com isso, é possível usufruir de vários recursos, incluindo o uso de chatbots para atendimento ao cliente.

A seguir, confira algumas das principais vantagens do atendimento via Whatsapp para conquistar novos negócios:

Acessibilidade e facilidade de uso

Um dos grandes benefícios do Whatsapp para negócios está na sua facilidade de uso. Isso porque o aplicativo é bastante intuitivo, similar à plataforma convencional que já estamos familiarizados. 

Para os clientes, é a oportunidade de conversar com as empresas através de um canal simples, fácil e extremamente acessível.

Agilidade e engajamento

O atendimento via Whatsapp é uma alternativa para quem não quer perder tempo esperando na ligação telefônica, ou mesmo ter que sair de casa para resolver questões com a empresa.

Por meio do aplicativo, é possível trocar mensagens instantâneas com o estabelecimento. Além disso, há uma grande vantagem para as empresas: um mesmo atendente pode falar com mais de um cliente ao mesmo tempo.

Praticidade e flexibilidade

Outra vantagem notável do whatsapp diz respeito à praticidade e flexibilidade no envio de mensagens. O aplicativo comporta inúmeros conteúdos, incluindo vídeos, textos, áudios e imagens. Dessa forma, é possível enviar materiais diversos aos clientes.

Tanto que além do atendimento via Whatsapp, o recurso também pode ser usado para várias estratégias de marketing.

Comunicação mais transparente e segura

Na versão Whatsapp Business, as empresas são devidamente verificadas e apresentadas ao cliente. Com isso, o público tem maior segurança de atendimento, pois tem a certeza que está conversando com uma conta comercial, diminuindo os riscos de golpes online.

Centralização das informações

O whatsapp também funciona como um ótimo canal de centralização das informações. Desse modo, as empresas podem verificar o histórico de atendimento, bem como dados relevantes para personalizar a comunicação com os clientes.

Como fazer um bom atendimento via Whatsapp?

Com todas as vantagens mencionadas acima, fica fácil entender o porquê as empresas buscam cada vez mais por soluções tecnológicas para melhorar o relacionamento com os clientes. Inclusive, há maneiras de oferecer um bom atendimento via Whatsapp, como:

  • Tenha um contato exclusivo para a empresa;
  • Defina os horários de atendimento ao cliente;
  • Garanta uma comunicação rápida;
  • Fale a língua do seu cliente e personalize as mensagens;
  • Mantenha as informações do cliente devidamente registradas e organizadas;
  • Explore os recursos do Whatsapp Business;
  • Evite mensagens excessivas e muito frequentes.

Importante ressaltar que o Whatsapp Business gera relatórios detalhados sobre os atendimentos. Dessa forma, é possível ter um controle maior sobre as operações, o que aumenta a organização e a eficiência das empresas, além de evitar situações desagradáveis, como deixar o cliente sem resposta.

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A Olos Tecnologia é uma empresa com vasta experiência em plataformas digitais para o atendimento e relacionamento com o cliente. É o caso do OlosChannel, uma plataforma omnichannnel que integra os canais da sua empresa e automatiza o contato com o público, além de armazenar informações valiosas.

Com o OlosChannel, você pode oferecer o atendimento via Whatsapp, além de gerenciar a comunicação em outros canais, como telefone, email, facebook messenger, redes sociais, entre outros ambientes.

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