Tecnologia no atendimento ao cliente: como atualizar os canais na estratégia de negócio

O uso da tecnologia no atendimento ao cliente não é mais uma tendência, mas uma realidade para suprir expectativas de consumidores cada vez mais exigentes no relacionamento com as marcas. 

Independentemente do segmento, a espera do consumidor é que a tecnologia facilite processos como tirar dúvidas, alterar dados, emitir 2ª via de boleto, entre outras solicitações.

Veja mais: Conheça os impactos da transformação digital na experiência do cliente

De acordo com o “Relatório de tendências de suporte ao cliente de 2021”, elaborado pela Intercom, que entrevistou 600 líderes de suporte, 73% deles estão conscientes quanto ao aumento das expectativas do cliente, mas apenas 42% acreditam que estão atendendo-as.

A pesquisa citada mostra também que nem toda tecnologia é benéfica, isso porque 46% dos entrevistados afirmaram que a pilha tecnológica que possuem atualmente retarda os objetivos da empresa e 44% usam entre seis e dez ferramentas de atendimento.

O cenário é recorrente, em que as organizações possuem muitas tecnologias sendo incorporadas aos processos, mas pecam no planejamento de uma transformação digital mais robusta, que inove a forma de relacionar com os clientes e não apenas etapas específicas do suporte.

Com o objetivo de te ajudar a corrigir esse gargalo e melhorar o seu suporte ao consumidor, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a leitura e entenda como a tecnologia pode ser um forte aliado se usada da maneira correta.

Leia ainda: Como revolucionar a experiência de compra do cliente e transformar clientes em fãs com boas práticas e tecnologias

Como usar a tecnologia no atendimento ao cliente acertadamente?

A seguir, confira quatro passos que podem auxiliá-lo na estruturação de boas práticas para inovar no atendimento ao cliente, promovendo vantagens competitivas frente à concorrência e atendendo às expectativas dos consumidores.

Acompanhe as tendências

A tecnologia está continuamente em transformação, mas é relevante uma avaliação mais estratégica de quais soluções são mais interessantes à marca. Entre elas destacam-se:

  • automação: permite aumentar a produtividade da equipe e agilizar processos ao reduzir as tarefas manuais do suporte ao cliente;
  • bots: de acordo com pesquisa da Intercom, os chatbots, como agentes digitais, podem promover uma economia de R$ 300 mil ao ano e aumentar as vendas, segundo a percepção de 67% dos líderes empresariais;

A tecnologia no atendimento ao cliente deve sempre promover melhorias aos processos, caso a pilha tecnológica limite a atuação é indispensável revê-la com urgência.

Veja também: Plataforma de atendimento ao cliente: saiba como o chatbot pode melhorar a jornada do consumidor

Renove os canais de atendimento

Atualmente, a melhor estratégia de canais de atendimento é investir em uma plataforma omnichannel, que permite a integração da experiência em diferentes sistemas.

Com a plataforma omnichannel, é mais fácil incorporar novos canais à estratégia da empresa, como WhatsApp, chatbots, redes sociais e outros, otimizando os meios de interação já consolidados, como o telefone.

Saiba ainda: Plataforma omnichannel: 7 razões para usar a tecnologia no atendimento ao cliente

Repense os processos

Não adianta investir em tecnologia no atendimento ao cliente se os processos da empresa continuam analógicos, dificultando a realização ágil de tarefas.

É importante que os fluxos não sejam apenas adequados às novas soluções, mas repensados em todas as suas etapas para que garantam eficiência e agilidade.

Fortaleça o relacionamento 

Mesmo com todo o aparato tecnológico a seu favor, a satisfação e fidelização dos clientes ainda vão depender de boas práticas no relacionamento, como um suporte ágil, humanizado, empático e que, efetivamente, consiga resolver as solicitações apresentadas.

Veja mais: Inteligência de dados: deixe seu atendimento ao cliente mais humanizado

Como iniciar a modernização do suporte ao cliente?

O foco dos gestores deve ser de otimizar os resultados da área e não de desenvolver nova tecnologia no atendimento ao cliente. Dessa forma, é sempre recomendado contar com uma parceira especializada.

A Olos Tecnologia é uma empresa com experiência no desenvolvimento de ferramentas para relacionamento com o cliente, como o OlosChannel.

O OlosChannel é uma plataforma omnichannel completa criada pensando na jornada do cliente, visando promover um atendimento mais moderno por meio de agentes digitais, automação de processos e inteligência de dados.

Com isso, além de processos mais ágeis e eficientes, os gestores têm acesso a informações valiosas sobre a operação que viabilizam tomadas de decisões mais estratégicas. Conheça mais sobre o OloChannel aqui!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.

Deixe uma resposta