Saiba como entender o novo comportamento do consumidor e gerar novos negócios

A pandemia provocada pelo coronavírus deixou muitas lições também para as empresas, principalmente, sobre a mudança de comportamento do consumidor, que tem comprado mais nas lojas virtuais e entrado em contato com as marcas por canais digitais.

Nesse sentido, de acordo com estudo da Econsultancy, a mudança na jornada do consumidor foi apontada como tendência forte ou média por 94% dos profissionais de marketing das grandes empresas globais.

Além disso, o documento também aponta para aceleração da transformação digital para acompanhar esse novo comportamento do consumidor e gerar novos negócios, já que 96% dos entrevistados disseram que as organizações estão adotando recursos tecnológicos com mais rapidez para atender aos novos anseios dos clientes.

Diante desses dados, confira as questões que influenciam o comportamento do consumidor e saiba como sua empresa pode se estruturar para entender essa mudança e gerar novos negócios.

Entenda os fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Cultura

O primeiro passo para entender o novo comportamento do consumidor é entender a cultura do público da sua empresa.

Por exemplo, o consumidor que mora em grandes metrópoles estão sempre com pressa e buscam por serviços rápidos, práticos e eficientes. Por isso, os aplicativos de comida e os serviços delivery são tão bem aceitos nessas cidades.

Além disso, nos últimos meses, a adesão do home office deu um grande salto e 40,2% das organizações indicam que vão adotar esse modelo de trabalho de maneira definitiva, segundo estudo da Cushman&Wakefield.

A partir desses exemplos, sua empresa pode estudar o perfil cultural do seu público, entender possíveis mudanças de comportamento e, caso necessário, se adaptar a uma nova realidade.

Social

O fator social é um dos que mais influenciou o comportamento do consumidor recentemente. Afinal, uma das profissões que tem crescido atualmente é a de influenciador digital.

Nesse caso, sua empresa também precisa realizar um estudo sobre o comportamento social dos seus consumidores e entender quais influenciadores fazem sucesso com o seu público.

Pessoal

Um dos fatores mais estudado e pesquisado pelas organizações para estruturar a jornada de compra é o pessoal. Afinal, ao criar uma persona, as empresas precisam definir algumas características, como:

  • Idade
  • Profissão
  • Formação
  • Interesses
  • Estilo de vida
  • Hobbies
  • Personalidade
  • Condição econômica

Vale lembrar que esse estudo de fator pessoal do público do seu negócio deve ser realizado com certa frequência, já que o comportamento do consumidor muda de acordo com a idade, mudança de emprego e condição econômica, por exemplo.

Psicológico

Por fim e não menos importante, o fator psicológico, apesar de complexo, também é essencial para entender o novo comportamento do consumidor.

Nesse sentido, é preciso entender algumas características do seu público, como motivação de compra, percepção de necessidade de consumo, aprendizagem, crenças e atitudes a partir da avaliação, negativa ou positiva, de compras anteriores.

Mas como fazer para entender o novo comportamento do consumidor da minha marca?

Para entender o novo comportamento do consumidor, estruturar novas estratégias de atuação, marketing e atendimento ao cliente, encurtar o processo de tomada de decisão e ainda aumentar a qualidade e eficácia dos seus produtos e serviços, é preciso utilizar tecnologias para:

  • Utilizar o histórico de vendas e de atendimento ao cliente para entender as mudanças de comportamento, preferências de canais de interação e, a partir disso, estruturar uma abordagem personalizada de acordo com as características de cada um.
  • Realizar pesquisas periodicamente com clientes e ex-clientes para entender esse novo comportamento do consumidor
  • Utilizar tecnologia com inteligência de dados, como uma plataforma omnichannel, é fundamental atualmente para disponibilizar o atendimento ao cliente em diversos canais, manter o histórico de interações e, assim, também ter insumos para entender as mudanças de comportamento.

Conte com Olos Tecnologia

Como visto, para entender o novo comportamento do consumidor da sua empresa e gerar novos negócios, principalmente neste período desafiador, é fundamental contar com tecnologia e, por isso, as empresas estão acelerando o investimento em soluções digitais, como apontado pelo estudo da Econsultancy.

Neste sentido, a Olos Tecnologia tem o OlosChannel, plataforma omnichannel, que disponibiliza uma série de recursos de atendimento ao cliente, inteligência artificial e histórico de contatos para auxiliar o seu negócio a garantir a excelência na jornada do cliente.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor plataforma omnichannel do mercado!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.

Deixe uma resposta