Como aumentar a produtividade da sua área de atendimento ao cliente?

atendimento ao cliente é um aspecto central para sua empresa se manter relevante e consolidar a sua atuação. Afinal, ao encantar e fidelizar o consumidor, você ganha a recorrência deles, que voltarão a adquirir seus produtos e serviços.

Então, tendo em vista a importância do atendimento ao cliente, os gestores devem desenvolver estratégias para aumentar a produtividade da sua equipe. Assim, é possível reduzir os custos operacionais, melhorar a eficiência e garantir a satisfação do cliente.

Portanto, conhecer e implementar estratégias para tornar a área mais produtiva é fundamental na gestão do negócio. A seguir, conheça 6 soluções com o potencial para ajudá-lo a alcançar esses objetivos:

1. Invista em comunicação interna

Uma área que nem sempre recebe a devida atenção é a de comunicação interna. Então, investir na eficiência e no fortalecimento desse aspecto permite melhorar os fluxos de informação. O que se reflete em mais qualidade no desenvolvimento de processos e novos projetos.

Por isso, é importante manter os canais de comunicação atualizados. O que propicia engajamento dos times, melhor integração e fortalecimento da cultura organizacional.

Leia tambémComo a comunicação unificada otimiza a relação entre empresa e clientes

2. Tenha métricas de atendimento ao cliente

Não adianta querer melhorar a produtividade do atendimento ao cliente sem medir o que tem sido realizado na área. Dessa forma, o gestor deve definir quais indicadores de desempenho serão monitorados e o que esse acompanhamento pretende mostrar.

A partir disso, será possível identificar os pontos fracos da equipe e desenvolver soluções específicas para melhorá-los.

3. Faça treinamento da equipe

As métricas ajudam a identificar o que pode ser melhorado. Com esse parâmetro, é possível inserir novas tecnologias nos processos de atendimento e realizar o aperfeiçoamento das equipes.

O treinamento deve incluir desde o melhor uso das ferramentas disponíveis, até qualidades básicas de atendimento (simpatia, dicção, empatia etc.) e domínio sobre os processos.

Leia tambémQualidade no atendimento: treine sua equipe para atender ao consumidor

4. Invista em um CRM

Empresas que realizam atendimento ao cliente devem adotar um CRM (Customer Relationship Management). Trata-se de um software para relacionamento com o consumidor. Ele armazena todo o histórico de interação, disponibilizando um perfil detalhado sobre os clientes.

Dessa forma, a empresa consegue identificar os problemas recorrentes, melhorando a operação. Além disso, também pode realizar abordagens mais personalizadas e assertivas considerando o perfil do consumidor.

5. Mapeie a jornada de compra do cliente

Conhecer a jornada do cliente é uma estratégia importante para melhorar a produtividade do time de atendimento ao cliente. Isso porque a solução permite identificar em que momento o consumidor se encontra. Assim, é fácil determinar qual a fase mais adequada para uma abordagem comercial.

Com isso, a empresa aumenta a eficiência dos contatos, adicionando ao mailing atual apenas clientes aptos a fecharem negócio. Isso também reduz o tempo perdido do atendimento com clientes ainda não maturados.

6. Disponibilize canais de autoatendimento

A produtividade na área de atendimento ao cliente não depende apenas dos atendentes. Mas o uso de novas tecnologias também é fundamental para ampliar as formas de se relacionar com o consumidor. Neste aspecto, se destacam os canais de autoatendimento.

Soluções como chatbots, URA e agente digital permitem que os clientes esclareçam dúvidas recorrentes e façam alguns processos com autonomia. De forma automatizada e sem depender de um atendente.

O que melhora a experiência do cliente por tornar a resolução de demandas mais prática, ágil e acessível, além de reduzir os custos de operação para a empresa.

É importante que o autoatendimento esteja disponível em diferentes canais, como telefone, redes sociais, site e outros. Neste cenário, é importante contar com soluções inovadoras e integradas para o seu negócio.

Olos Web Interactive (OWI) é uma evolução dos agentes digitais exclusiva da Olos e consiste em uma plataforma visual, sonora e interativa. O sistema é capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC, demonstração de produtos, negociações, coleta de dados, entre outras funcionalidades.

A plataforma garante mais produtividade no atendimento ao cliente e eleva a qualidade do serviço, atendendo às novas exigências da área. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta