Comportamento do consumidor: como a cobrança virtual otimiza os resultados

A tecnologia influenciou (e influencia) enormemente o comportamento do consumidor moderno. O que exige da sua empresa estratégias e abordagens compatíveis a esse novo cenário, independentemente do segmento de atuação.

Nesse contexto, a interação com agentes humanos será cada vez menos necessária. Por outro lado, os consumidores devem alcançar mais autonomia e personalização nos contatos com a sua marca, graças ao auxílio dos assistentes virtuais.

De acordo com a consultoria Gartner, até 2020, 85% dos consumidores devem se relacionar com as marcas sem realizar interações com humanos. Fica claro que a automação é uma tendência, mas também uma exigência para seguir competitivo nessa nova realidade.

Demandas do novo comportamento do consumidor

Com o comportamento do consumidor moderno impactado pela tecnologia, as empresas buscam atender às novas demandas. Por isso, procuram formas de modernizar e inovar o relacionamento com o cliente.

Para satisfazer essas expectativas de consumo, a autonomia e a personalização se tornam cada vez mais relevantes e determinantes. Colocar esses aspectos em prática no seu negócio será fundamental para melhorar a experiência do consumidor.

O setor de cobranças é um dos mais afetados pelas mudanças de comportamento do consumidor. Mas o processo de cobrança é extremamente delicado. Qualquer equívoco pode causar constrangimento no cliente e prejudicar a experiência e relacionamento dele com a marca.

Tradicionalmente, essa ação era conduzida por contatos telefônicos usando atendentes humanos. O que aumentava consideravelmente as chances de falhas no processo e insucesso na tentativa de recebimento dos débitos.

Cobrança virtual

Em meio a essa situação complexa, a tecnologia viabilizou a cobrança virtual, que garante a automação, a eficiência do processo e a redução de custos na empresa. Um dos pontos mais importantes da novidade é que o próprio cliente pode iniciar a negociação de forma independente e prática.

O consumidor pode acessar o histórico, verificar as opções de pagamento, negociar e finalizar o processo. São diferentes canais disponibilizados para que seja realizada a negociação e a quitação dos débitos. Isso tudo sem o constrangimento da cobrança ser realizada por uma pessoa.

Entre os canais disponíveis para o contato, estão telefone, chatbot, SMS, aplicativo, e-mail, WhatsApp e outros. Portanto, sua empresa conta com maior disponibilidade de horários para atendimento e facilidades para o consumidor.

Esses benefícios estão diretamente relacionados ao novo comportamento do consumidor. Afinal, incluem eficiência no atendimento, junto com personalização e autonomia.

Como definir a estratégia de cobrança virtual mais adequada?

Com o avanço tecnológico, as soluções de cobrança virtual se tornaram mais completas para garantir eficiência e assertividade nos atendimentos. O OlosChannel, por exemplo, é um software especializado. A plataforma realiza a análise dos canais usados pelo cliente com o objetivo de eleger o mais relevante. Isso aumenta os contatos efetivos e as chances de sucesso na cobrança virtual.

A solução ainda pode ser integrada com outras funcionalidades da Olos, como o Olos Web Interactive (OWI), um agente digital exclusivo, que apresenta uma plataforma visual, sonora e interativa com funções de cobrança, vendas e SAC. Com isso, garante a personalização, automação e eficiência do atendimento.

OlosChannel monitora e armazena as informações dos clientes e utiliza inteligência de dados para garantir uma jornada de compra mais satisfatória que impacta as métricas de satisfação, retenção e fidelização de clientes. Quer atender ao comportamento do consumidor moderno? Conheça o Olos agora e entre em contato!

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