Atendimento virtual: conheça as funções do agente digital em instituições de ensino

As novas tecnologias alcançaram empresas de diferentes setores e estão presentes em áreas como educação, saúde, serviços, comércio e outros. Neste cenário, as instituições de ensino estão entre as empresas que devem investir no atendimento virtual para melhorar os resultados.

No caso das IES, uma opção de investimento é o agente digital. Ou seja, uma plataforma de autoatendimento, como chatbots, que usam inteligência de dados para prestar atendimento ao cliente, resolver as demandas ou encaminhar as solicitações.

Assim, saiba como o atendimento virtual funciona nas instituições de ensino e também os benefícios de adotá-lo.

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Como funciona o atendimento virtual nas IES?

Nas instituições, especialmente no ensino superior, a digitalização dos processos é essencial para agilizar as demandas e tornar a experiência mais satisfatória.

Afinal, atualmente, a maior parte do público é formada por millennials, pessoas que viram a transição digital ou já são nativos digitais. Dessa forma, os processos analógicos não fazem sentido e são desgastantes no relacionamento com esses alunos.

Além disso, os gestores das IES enfrentam dois desafios:

  • Grande quantidade de demanda, principalmente em períodos como de matrícula;
  • Diversidade de processos como pagamentos, notas, cancelamento de disciplinas, entre outros.

Assim, o sistema automatizado deve ser capaz de responder a diversas demandas dos alunos. Tanto no atendimento ativo com discadores automáticos iniciando as chamadas, quanto no atendimento receptivo, quando os estudantes fazem o contato e os agentes digitais ajudam a solucionar as demandas.

Portanto, o agente digital eficaz é determinante para oferecer um atendimento virtual de qualidade e que seja capaz de resolver essas múltiplas exigências.

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Quais as funções do agente digital?

Como mencionado, o atendimento virtual impacta diretamente a operação de escolas e universidades.  A seguir, apresentamos as funções e os principais benefícios de investir em um agente digital. Confira!

– Execução de tarefas

O agente digital é capaz de executar funções básicas, como cobrança, vendas, SAC, demonstrações, negociações e outras. 

Por exemplo, ao tirar uma dúvida, o estudante pode querer dar entrada na entrada e a plataforma já realiza a ação.

Além disso, esta tecnologia é aprimorada com o uso. O que viabiliza um aperfeiçoamento constante no atendimento aos alunos.

– Atendimento 24×7

A disponibilidade do atendimento virtual é integral e contínua. Desse modo, o aluno pode tirar dúvidas e executar pequenas ações quando for mais fácil para ele, como à noite ou aos finais de semana.

– Eficiência

O agente digital tem as informações do histórico de relacionamento armazenadas. O que garante eficiência e personalização nos atendimentos realizados.

Assim, os alunos conseguem com facilidade e rapidez executar diferentes ações, como:

  • Acompanhar as notas;
  • Emitir e pagar boletos;
  • Fazer a inscrição ou o cancelamento de disciplinas;
  • Entre outros.

– Redução de custos

Com o sistema automatizado e a maior eficiência dos processos, a instituição de ensino tem um custo menor com infraestrutura e equipe de atendimento. 

– Experiência do aluno

Por fim, devido aos benefícios apresentados anteriormente, o atendimento virtual garante uma melhor experiência do aluno. O resultado se vê na retenção e fidelização dos estudantes e na melhora da imagem da instituição no mercado.

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Como unir o agente digital com uma plataforma omnichannel?

Portanto, fica claro que o atendimento virtual vai contribuir e muito para aumentar a qualidade do atendimento na sua IES e melhorar a experiência dos alunos.

Além disso, é possível unir o agente digital com uma plataforma omnichannel, como o OlosChannel. O que garante os benefícios apresentados anteriormente com uma vantagem adicional: o atendimento integrado em diferentes canais.

Então, o estudante pode optar pelo atendimento por chat, telefone, e-mail, SMS, WhatsApp e outros canais que sejam mais práticos para ele.

Como resultado, é possível ganhar eficiência e agilidade e toda a comunicação fica integrada. O que é fundamental em uma instituição de ensino. 

O OlosChannel também permite realizar o mapeamento da jornada e armazenar o histórico dos estudantes. Isso facilita na hora do atendimento, identificando as preferências e todas as características dos clientes. A plataforma ainda inclui diversas soluções, como atendimento receptivo, chatbots e agentes digitais.

Neste sentido, o Olos Web Interactive (OWI), agente digital exclusivo da Olos, é uma estratégia fundamental. Até porque se trata de uma plataforma visual, sonora e interativa, que desempenha uma série de funções como cobrança, vendas, SAC, demonstrações, coleta de dados, negociações e outras. Tudo do início ao fim do processo, sem a necessidade de intervenção humana.

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