8 tendências que impactam o comportamento de compra do consumidor

A WGSN revelou uma pesquisa encomendada pela P&G Brasil sobre o comportamento de compra do consumidor brasileiro e quais as tendências de consumo e relacionamento com as marcas nos próximos dois anos.

O levantamento considerou as demandas, desejos e movimentos relacionados a estes três pilares: sustentabilidade, diversidade e família.

A partir daí foi possível identificar 8 tendências que devem impactar o comportamento de compra do consumidor nos próximos anos.

O que esperar do comportamento de compra do consumidor até 2020?

Descubra, com este artigo, as principais tendências e como sua empresa pode ganhar mercado as utilizando – de acordo com o ponto de vista do consumidor. Continue a leitura!

 1- Sistemas ecossociais

A primeira tendência relacionada à sustentabilidade no comportamento de compra do consumidor é a maior preocupação com redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e de energia, com empresas e clientes desenvolvendo ações positivas que viabilizem um uso mais consciente dos produtos.

2- Um mundo pós-plástico

Os brasileiros acreditam que há uma tendência de redução da quantidade de plástico usado nas empresas, principalmente em embalagens, como nos produtos de limpeza e estética.

Atualmente, já existe um movimento forte pela redução e extinção do uso dos canudos de plástico.

3- Descartáveis renováveis

A última tendência do pilar sustentabilidade refere-se ao reaproveitamento de materiais que não será mais uma prática de nicho, mas generalizada em todas as áreas. A ideia é de que os produtos reutilizados tornem-se mais acessíveis e comuns.

4- Espaço para as minorias

Acredita-se que os próximos anos no Brasil seja consolidada a participação de grupos historicamente excluídos e minoritários nos processos políticos.

Essa tendência do pilar diversidade se deve ao fato de que a exclusão de grupos minoritários não é mais aceita e o caminho para essa transformação é a educação. Esse movimento é mais difundido entre os jovens, mas também atinge as pessoas mais velhas.

Leia também: Como fazer o cliente se apaixonar pela sua marca?

5- Queda dos padrões de beleza

A diversidade também tem impactado a queda dos padrões de beleza historicamente exaltados e a tendência é que a diversidade seja mais valorizada nas campanhas de comunicação e nas ações das empresas.

Os consumidores acreditam que é cada vez mais papel das empresas esse comprometimento com as pautas relacionadas com a diversidade.

6- Convívio com as falhas

O último aspecto relacionado com o pilar da diversidade é a valorização dos imperfeccionistas, ou seja, pessoas que convivem melhor com as próprias falhas.

A ideia vigente é que os padrões estéticos não precisam ser valorizados e, em contrapartida, as imperfeições sejam associadas a características pessoais que devem ser respeitadas, pois reforçam a personalidade.

7- Pais conectados

Cada vez mais os pais estão conectados e usando os recursos digitais para trocar experiências e buscar aprendizados online sobre a criação dos filhos e como lidar com os novos obstáculos relacionados à infância e adolescência.

8- Maternidade real

A última tendência do pilar família refere-se a uma maternidade mais realista, humanizada e na qual as mulheres possam expor os desafios abertamente e discuti-los sem julgamentos. Com isso, a comunicação com essas pessoas também deve se valorizar nesse novo cenário.

Ao conhecer as tendências do comportamento de compra do consumidor, as empresas têm melhores condições de desenvolver estratégias de comunicação, divulgação e relacionamento que sejam mais relevantes e alinhadas com essas novas perspectivas do mercado.

Leia também: Como uma plataforma multicanal ajuda a gestão do relacionamento com o cliente

Para isso, é importante contar com as ferramentas apropriadas, como o Olos Channel, um software de engajamento de clientes que permite o mapeamento da jornada de compra, contribuindo para identificar o comportamento de compra do consumidor da marca e desenvolver estratégias mais alinhadas com o perfil dele. Para saber mais sobre o software, acesse o nosso site!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta