Chatbots melhoram os resultados da empresa e têm impacto positivo na experiência do cliente 

O uso de chatbots está aumentando no mundo, graças à crescente demanda dos consumidores por uma experiência digital 24 horas por dia, 7 dias por semana e também por reduzir custos operacionais melhorando o desempenho das empresas. Segundo pesquisa da Grand View Research, de abril de 2021, o uso de chatbots deverá crescer 24,9% de 2021 a 2028 no mundo.  

Chatbots são desenvolvidos para interagir com humanos em conversações por texto. São baseados em Inteligência Artificial e Machine Learning, tecnologias que vêm sendo aprimoradas, com custo final cada vez mais atraente, o que só ajuda no avanço da utilização pelas empresas.   

chatbots 

Por que adotar?  

Consumidores têm pouca paciência para esperar por um atendimento e querem que ele aconteça a qualquer hora, não apenas no horário comercial. Os chatbots são a opção mais viável para resolver esse problema, já que podem responder instantaneamente milhares de perguntas ao mesmo tempo, proporcionando uma comunicação contínua com o cliente. Obviamente, é preciso investir num chatbot de qualidade: não adianta ter um sistema incapaz de entender e resolver até mesmo solicitações simples. Sistemas assim não agregam valor para a empresa, ao contrário, só irritam o cliente. 

Chatbots devem dar respostas consistentes e podem repassar para um atendente humano aquelas solicitações mais complexas. Um chatbot também pode acessar o histórico de interações com a empresa e oferecer uma experiência personalizada, algo ainda pouco disseminado, mas que com certeza é fundamental para atender o consumidor.  

Olos Chatbot 

Com o aumento expressivo dos chamados de atendimento, é preciso buscar soluções para atender a essa demanda com qualidade e eficiência. O Olos Chatbot pode ser integrado a nossa plataforma omnichannel, o OlosChannel que reúne em uma única suíte, todos os canais de atendimento disponibilizados pela sua empresa como WhatsApp, Facebook Messenger, SMS bot, Skype, Telegram e também o Webchat do site.  

Nossa solução permite o desenvolvimento de chatbots personalizados, de acordo com o seu negócio. Usamos diálogos predefinidos e customizados para promover o autoatendimento por meio de linguagem natural integrada à Inteligência Artificial. Também criamos personas, com nome e perfil sob medida, gerando maior identificação com a marca e afinidade para se relacionar. 

Como trabalhamos com uma plataforma omnichannel, todos os canais de atendimento podem ser integrados. Assim, o histórico do atendimento fica armazenado mesmo que a conversa com um cliente tenha iniciado pelo SMS e terminado no Whatsapp, por exemplo.  

A automação do relacionamento com o cliente com chatbot integrado a plataforma omnichannel permite às empresas um atendimento em horário estendido, com mais eficiência, agilidade e a menores custos. E mais: usado de forma eficiente, o atendimento automatizado via chatbot tem impacto positivo na experiência do cliente e melhora nos resultados da empresa.  

chatbots 

Leia também: Por que adotar uma abordagem omnichannel para o relacionamento com o cliente? 

Melhore a experiência do cliente! Fale conosco.