EnglishPortuguêsEspañol

Aproveite a leitura!

Os chatbots são ferramentas muito eficientes no atendimento ao cliente e prometem ser a evolução do serviço. Porém, na prática, o desempenho não é satisfatório, principalmente, em relação a uma conversação mais natural com o usuário. 

Para suprir as deficiências dos chatbots, as empresas precisam contar com a expertise dos UX designers, profissionais capazes de criar uma interface com usabilidade, cumprindo o objetivo da ferramenta e oferecendo ao usuário o atendimento que dela é esperado.

Antes disso, é necessário detectar e conhecer as falhas mais frequentes em chatbots para tornar essas plataformas eficientes. 

Falaremos sobre elas a seguir, bem como sobre a solução correspondente para esses pontos de vulnerabilidade.

Boa leitura!

Scripts ineficientes: uma questão constante em chatbots

Quando o usuário se depara com uma conversa sem sentido ou que não cumpre a função para a qual foi criada, o atendimento perde o seu principal fundamento, isto é, solucionar problemas, e pode lançar a marca ao descrédito.

Assim, o chatbot se torna inócuo e não consegue suprir as necessidades do consumidor, que pode se frustrar e buscar a ajuda que precisa na concorrência.

Contudo, ignorar essa vulnerabilidade não é a saída. A marca deve se certificar do ocorrido, tomar conhecimento sobre a ineficácia do chatbot, acolher a insatisfação do cliente e oferecer outras alternativas. Reconhecer o impacto que um chatbot mal construído pode causar é dever da empresa. 

A melhor solução para essa questão é redesenhar a ferramenta e realizar um atendimento eficiente e inovador a partir das melhorias do script conversacional. 

Chatbots e as interações impessoais

Quando o cliente busca o atendimento online, ele quer receber a mesma atenção que um atendimento presencial ou por telefone é capaz de oferecer.

A conexão com a marca é cada vez mais importante para o consumidor. Sentir o envolvimento prestativo é ainda mais imprescindível do que a compra de um produto ou serviço. O cliente precisa enxergar que ele “não é só mais um” para a marca.

Ser ouvido com atenção faz toda a diferença no chatbot. Todavia, os clientes costumam ser interrompidos por chatbots que parecem não se interessar pelas suas dores e tentam solucionar o problema sem levar em conta o desejo e as necessidades do usuário. 

Por mais que seja uma solução digital, o chatbot deve conhecer o perfil do cliente para desenhar a experiência que vai resultar em um atendimento inteligente. 

Realizar pesquisas que incentivem o cliente a dizer o que gosta ou não em um chatbot, bem como sobre a linguagem que prefere encontrar quando busca o serviço, é o caminho para adequar o chatbot e aproveitar todo o seu potencial ao máximo. 

Ao considerar que o cliente busca conexão, uma conversa que o aproxima da marca é indispensável para criar um chatbot que atenda às suas expectativas. Portanto, a linguagem mais próxima do natural é fundamental para criar a conexão. 

A abordagem genérica: um grande perigo para um chatbot responsivo e funcional

Ao buscar atendimento, o consumidor espera encontrar a solução para o seu problema de forma personalizada, como se estivesse conversando com alguém que entende e considera as suas solicitações, respondendo ricamente a cada uma delas. 

No entanto, é comum encontrar chatbots que não focam na especificidade das demandas individuais dos consumidores e tentam solucionar o problema com formulações abrangentes. 

Para corrigir esta falha, a marca deve investir em Inteligência Artificial capaz de interpretar essas solicitações complexas e oferecer respostas à altura das expectativas do consumidor.

Além disso, entender que o chatbot deve evoluir de acordo com a experiência do cliente, o que exige que a interface seja constantemente atualizada e redesenhada, excluindo informações desnecessárias e vulnerabilidades. 

Na Olos Tecnologia, você conta com atendimento pensado para atender às solicitações do seu público-alvo, de maneira eficaz e funcional. É a melhor forma de prover assistência para quem confia na sua marca!

Para conhecer outras soluções para modernizar o seu atendimento, com foco na humanização do atendimento, entre em contato com a gente:

Compartilhar

Cadastre-se em nossa newsletter

Mais matérias