URA ativa e URA receptiva: qual a melhor ferramenta para meu negócio?

Para agilizar o atendimento ao cliente, muitas empresas passaram a adotar a tecnologia da Unidade de Resposta Audível nos seus processos. Mas a evolução da URA fez surgir novas funções dessa ferramenta, como a disponibilidade de URA receptiva e ativa que têm funções específicas.

A definição de qual sistema é mais vantajoso depende das demandas do negócio em relação ao atendimento e relacionamento com o cliente. Saiba mais!

Quais as diferentes entre as ferramentas de URA?

Para otimizar o relacionamento com o cliente, é preciso funcionalidades exclusivas da URA. Conheça as diferenças entre a URA receptiva e ativa e como definir a melhor solução para as suas necessidades.

URA ativa

Na URA ativa, a tecnologia faz chamadas diretamente para o cliente. Ou seja, tem uma atuação proativa no relacionamento.

Esse tipo de contato é necessário, por exemplo, para: 

  • Realização de cobranças;
  • Oferta de novos produtos e serviços;
  • Ações promocionais divulgadas pela marca.

Para o melhor funcionamento da URA ativa, é necessário um sistema de discador atrelado. Isso faz com que os contatos do mailing sejam mais efetivos e ágeis.

Saiba maisComo otimizar os processos da sua empresa com discador preditivo?

URA receptiva

A URA receptiva, por sua vez, consiste em uma tecnologia para atender o cliente quanto ele entra em contato com a marca.

Em geral, são definidos menus de navegação e opções para que o cliente receba um atendimento na área em que precisa, como vendas, SAC, suporte etc.

Para otimizar o funcionamento da URA, é recomendado usar inteligência de dados para proporcionar uma experiência mais personalizada. Assim, é possível mapear informações, como perfil do cliente, histórico de interações, sazonalidade, período e outros dados. Com isso, a equipe de atendimento pode realizar uma abordagem mais assertiva.

Portanto, considerando as diferenças de cada tipo de Unidade de Resposta Audível, a melhor opção é aquela que atende às demandas operacionais e estratégicas da sua companhia.

No caso de otimizar o relacionamento, a URA receptiva é uma ótima aliada para fornecer a melhor experiência. Mas é necessário investir recursos e esforços em tecnologias modernas.

Leia tambémHiperpersonalização e inteligência de dados para aumentar as vendas

Como funciona o atendimento receptivo moderno?

A URA receptiva apresenta vantagens que fizeram com que esse recurso fosse cada vez mais empregada para facilitar o atendimento ao cliente. No entanto, a experiência proporcionada nem sempre é positiva e gera certa frustração ao consumidor.

Logo, a URA receptiva tradicional se torna um sistema defasado no mercado. E as empresas necessitam de uma solução moderna para melhorar a experiência do cliente por meio de um atendimento de excelência. 

Entre as vantagens de um sistema inovador de atendimento receptivo, vale destacar:

  • Agilizar o processo de atendimento e a resolução de demandas;
  • Atingir os objetivos dos clientes;
  • Reduzir a fila de espera;
  • Evitar a sensação de tempo perdido e de insatisfação;
  • Diminuir o tempo médio de atendimento;
  • Melhorar a produtividade dos atendentes.

Esses benefícios são alcançados devido a tecnologias integradas, que fogem da navegação exaustiva e pouco efetiva por menus.

Saiba maisAtendimento receptivo x URA tradicional: conheça as principais diferenças

Quais os diferenciais do atendimento receptivo da Olos?

O atendimento receptivo da Olos utiliza inteligência artificial e reconhecimento de voz para processar a solicitação do cliente apenas com a explicação oral.

Assim, considerando o histórico de navegação, o sistema oferece as soluções mais prováveis. Mas também possibilita a resolução por outros canais, como o WhatsApp, a própria URA ou o direcionamento a um atendente, informando o tempo estimado de espera.

Ao ser atendido pelo agente, o cliente não precisa repetir os dados pessoais ou o motivo do contato. Isso porque o profissional já tem acesso ao que foi falado previamente, agilizando a resolução da demanda.

Devido a essas características, a tecnologia realmente consegue resolver as demandas do cliente com eficiência, agilidade e personalização. Isso garante uma experiência diferenciada com a marca.

A solução ainda é integrada a outras tecnologias da Olos, como o OlosChannel, plataforma de relacionamento omnichannel, que assegura mais qualidade no relacionamento com o cliente.

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  • Marcos goes disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

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