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Atendimento personalizado na era dos superclientes.

Atualmente, os consumidores tornaram-se mais exigentes quanto às empresas com as quais se relacionam, com a experiência de compra e com a qualidade dos produtos. Nesse cenário, o atendimento personalizado tornou-se essencial para manter a competitividade.

A seguir destacamos o papel dos superclientes nas estratégias de vendas e como tornar o atendimento personalizado.

Como é o novo comportamento de compra?

A personalização no relacionamento com o cliente é uma tendência e realidade devido aos novos comportamentos de compra. De acordo com uma pesquisa da Verndale Solving for CX Survey, 92% dos profissionais de marketing acreditam que a personalização é fundamental para a experiência do cliente.

Dessa forma, é a personalização das diferentes etapas da jornada de compra que viabiliza um relacionamento mais próximo e fidelizado do cliente, pois demonstra a importância do consumidor para a empresa.

Para elevar as vendas, torna-se necessário envolver o consumidor, oferecendo informações relevantes, contribuindo para a descoberta da solução e agregando valor para ele.

Como oferecer um atendimento personalizado?

Diversas estratégias podem ser desenvolvidas pelas empresas com o objetivo de aumentar a personalização do atendimento ao consumidor. Conheça as principais a seguir!

Conhecer a jornada do cliente

Inicialmente é fundamental que a empresa faça o mapeamento da jornada, etapa que permite compreender quais são as demandas do consumidor em cada fase do relacionamento com a marca.

Essa etapa também envolve conhecer o perfil do cliente em si, com dados demográficos, mas também compreendendo os objetivos dele, receios, expectativas etc.

jornada do cliente disponibiliza informações relevantes sobre o consumidor, como o que ele espera de cada abordagem e como realizá-la, tornando-a mais adequada e interessante para o próprio consumidor.

Investir em dados

Atualmente, as ferramentas e estratégias de relacionamento com o cliente viabilizam conhecer profundamente os dados dos consumidores, o que viabiliza conhecer melhor quem são e o que esperam os compradores da marca.

A mensuração de todas as fases da jornada de compra é um diferencial que permite identificar como personalizar o atendimento, pois oferece informações relevantes sobre o comportamento do consumidor.

Os dados devem ser usados para oferecer um atendimento personalizado, visto que as particularidades do processo de compra podem ser identificadas.

Ser omnichannel

As exigências dos consumidores atualmente fazem com que seja necessário que as marcas compreendam quais os canais de preferência de cada cliente, o que melhora a assertividade das abordagens.

comunicação omnichannel faz com que o consumidor tenha vários canais à disposição e possa utilizar aqueles que mais atendem às necessidades. Além disso, essa experiência é mais fluida, garantindo eficiência e qualidade no contato realizado.

Para unir essas três demandas referentes ao atendimento personalizado, é importante utilizar uma plataforma multicanal, como o Olos Channel, que possibilita o monitoramento da jornada do cliente e disponibiliza diversos canais de atendimento, que podem ser utilizados de acordo com as preferências de cada cliente.

O histórico do cliente é usado para identificar as preferências dele, garantindo que o atendimento personalizado seja realizado no canal de maior familiaridade, aumentando as chances de sucesso do contato. Para saber mais, acesse nosso site e entre em contato!

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