Plataforma omnichannel: como preparar sua equipe para atendimento ao cliente em diferentes canais

Cada cliente tem um perfil diferente. Além dos serviços ou produtos preferidos, eles têm meios de contato favoritos. Por isso, é indispensável dispor de uma plataforma omnichannel.

Leia mais: Por que investir em comunicação omnichannel no varejo? Veja 5 motivos

Essa ferramenta tem uma série de vantagens que permite impulsionar a corporação e aumentar o sucesso na satisfação e retenção dos consumidores. Por funcionar de maneira integrada, essa solução auxilia no crescimento da produtividade dos funcionários, que conseguem ter acesso mais rápido as informações necessárias.

Segundo dados do CXTrends, o telefone é o método de contato mais utilizado no mercado. Com 93% de participação, esse canal supera o e-mail (92%), Whastapp (92%) e Facebook (44%).

Todas essas possibilidades podem trazer benefícios para as companhias. Com esse objetivo, porém, é preciso construir um planejamento para ter êxito em cada uma através de uma plataforma omnichannel

Veja um guia com ensinamentos sobre como agir de forma acertada: 

Confira dicas de como preparar a equipe para o atendimento nos diferentes canais: 

Redes sociais

Uma das redes sociais mais utilizadas, o Whatsapp foi a ferramenta que mais cresceu  entre 2018 e 2019, com 7% de avanço.

Esses números facilitam a compreensão da importância de contar com uma comunicação mais ágil e humanizada, o que pode influenciar no sucesso das interações pelas mídias digitais.

É indispensável buscar um tom adequado para lidar com as críticas que possam surgir. Nesses momentos, faz-se necessário mostrar preocupação com a resolução dos problemas encontrados.

Veja também: Como melhorar o atendimento com automação de processos e plataforma omnichannel?

Telefone

Um dos meios de atendimento mais comuns, o telefone tem como fatores essenciais para atingir o êxito a qualidade da ligação e o uso da tonalidade de voz certa

O aparecimento de ruídos e interrupções durante a chamada geram descontentamento dos clientes. Uma entonação ruim, por sua vez, torna o processo mais enfadonho e suscita sentimentos negativos.

Chats

Quando o suporte é realizado por meio de chats, alguns detalhes não podem ser esquecidos. Esse recurso precisa atender o seu principal diferencial: a agilidade. Deste modo, um tempo menor deve ser necessário para sanar as dúvidas e resolver as adversidades.

Por isso, todo o processo de assistência necessita ser objetivo, com as informações sendo passadas de forma clara.

E-mail

Considerado uma opção mais impessoal, o e-mail é um desafio para as corporações que buscam alcançar bons resultados. 

Porém, ao tratar essa alternativa como prioridade é possível produzir mensagens efetivas, que ajudem os clientes e os façam ter maior satisfação no relacionamento com a empresa.

Para isso, é recomendável reforçar a importância do consumidor para a companhia e desenvolver uma comunicação ágil.

Tenha acesso a melhor plataforma omnichannel do mercado

Contar com uma plataforma omnichannel de qualidade é essencial para ter sucesso no relacionamento com o público. Nesse sentido, a melhor maneira de atingir os resultados desejados é com as soluções do OlosChannel, da Olos

O OlosChannel tem uma série de funcionalidades que podem melhorar a satisfação e retenção dos clientes, bem como reduzir os gastos e potencializar os lucros. 

Confira os canais presentes na plataforma:

  • Discadores de chamadas
  • Atendimento receptivo
  • Agente digital
  • SMS bot
  • Chatbot (Facebook Messenger, Skype, Telegram, Whatsapp etc)
  • E-mail
  • Olos Web Interactive (OWI) 

Assim, é possível ter maior assertividade na comunicação e encontrar os canais adequados para o contato com cada pessoa. Além disso, essa plataforma omnichannel permite acesso rápido ao histórico do consumidor com a companhia.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e marque uma demonstração!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.

 

Deixe uma resposta