Como implantar o marketing de relacionamento com inteligência de dados?

Atualmente, os consumidores estão mais criteriosos ao comprar das marcas e, com isso, o marketing de relacionamento tem se tornado essencial nas estratégias de negócio para atrair e consolidar essa relação com os clientes.

O marketing de relacionamento consiste nas estratégias de atração, conversão e, posteriormente, retenção e fidelização dos clientes. Assim, mesmo após um consumidor ter efetuado uma compra, ele não deve ser esquecido, pelo contrário, é importante adotar soluções para mantê-lo ativo.

Conheça a seguir qual a importância do marketing de relacionamento na empresa e como uma plataforma omnichannel pode ajudar na implementação da solução.

Qual a importância do marketing de relacionamento?

O consumidor desenvolveu novos comportamentos de consumo baseado principalmente nas novas tecnologias, acessibilidade online e novos canais de comunicação e relacionamento com as marcas.

Nesse cenário, as empresas também precisaram reinventar-se e desenvolver estratégias que valorizassem esse novo comportamento. Com isso, surgiu o marketing de relacionamento, que visa, primordialmente, preservar e fidelizar o consumidor.

Com o aumento da competitividade, é cada vez mais elevado o custo de aquisição de clientes (CAC), uma métrica que permite controlar o valor investido para cada novo consumidor que faz uma compra.

Assim, torna-se mais vantajoso e barato investir em estratégias que permitam reter e fidelizar o cliente, para que ele mantenha-se ativo na base da marca e continue realizando compras sem demandar o mesmo investimento inicialmente necessário.

Para que esse processo seja eficiente, entretanto, é fundamental que a empresa invista em coleta e inteligência de dados, visando ter mais informações relevantes sobre o comportamento do cliente e as preferências dele.

Além dos dados, também é necessário investir em tecnologias que possibilitem automatizar os processos e torná-los mais eficientes, contribuindo para uma tomada de decisão mais estratégica e alinhada com o perfil do consumidor.

Identificando corretamente as prioridades e demandas dos clientes e tendo disponíveis as ferramentas para tornar esse conhecimento em ações de negócio, as chances de ser bem-sucedido na estratégia de marketing de relacionamento são significativamente maiores.

Como uma plataforma omnichannel colabora para a estratégia?

Uma das soluções essenciais para implementar o marketing de relacionamento na empresa é uma plataforma omnichannel. A comunicação omnichannel consiste em disponibilizar diferentes canais para contato e relacionamento com o cliente, como e-mail, telefone, redes sociais, WhatsApp, Messenger e outros.

Além de ser multicanal, a estratégia também caracteriza-se pela fluidez e dinamismo entre os canais oferecidos. Por exemplo, uma venda que teve início pelo e-mail pode ser finalizada pelo telefone sem apresentar prejuízos à experiência de compra.

O software omnichannel Olos Channel, por exemplo, permite direcionar automaticamente o mailing para diferentes canais de acordo com as preferências demonstradas pelo cliente, com isso, a empresa garante que realizará uma abordagem mais assertiva e no canal de maior afinidade do consumidor.

Além dessa funcionalidade, a tecnologia conta com diferentes recursos para automatizar o atendimento por meio dos agentes digitais, coleta e análise de dados, monitoramento dos contatos e outros.

Dessa forma, a estratégia de marketing de relacionamento deve ser embasada tanto no uso de dados para torná-la mais assertiva, como também dispor das ferramentas e tecnologias adequadas para viabilizar as ações desenvolvidas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração do Olos Channel.

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta