Estratégia de relacionamento com o cliente: como mantê-lo fiel à sua empresa

Definir uma boa estratégia de relacionamento com o cliente é fundamental para uma empresa. Esse fator deve ser levado em conta pois por meio dele é possível aumentar as vendas no médio e longo prazo.

Leia mais: Como melhorar a experiência de compra e evitar clientes insatisfeitos 

Isso porque clientes satisfeitos têm mais chance não apenas de voltar a entrar em contato com a companhia, como também recomendá-la para outras pessoas. Assim, os empreendimentos podem gerar uma fidelização, isto é, uma aproximação com o comprador. 

Estima-se que os clientes fiéis têm uma probabilidade 50% maior a experimentar novos produtos. Além disso, um negócio tem uma porcentagem entre 60% a 70% de realizar vendas para quem já é fidelizado, enquanto o número cai para entre 5% e 20% para os novos consumidores.

E essa tendência de valorizar o foco na experiência do freguês aparece entre os jovens adultos. Isso porque uma pesquisa da Bridge.Over reforçou a necessidade de ter uma relação positiva focando em um público mais específico: a geração Y. 

Segundo o estudo, 70% dos millenials – como são chamados os nascidos entre 1980 e 1995 -, acreditam que as pessoas de mesma idade são menos fiéis às marcas do que as gerações anteriores. Por isso, ter uma estratégia de relacionamento com o cliente focada na fidelização é indispensável. 

3 maneiras de desenvolver uma estratégia de relacionamento com o cliente

Bom atendimento 

Segundo relatório da Microsoft, 60% dos consumidores já desistiram de fazer negócios com uma marca após terem passado por um atendimento ruim. 

Portanto, é necessário entender que a relação com o cliente não acaba após a finalização da compra. Pelo contrário. É justamente nesse período que a empresa pode ganhar pontos ao se mostrar atenta para tirar dúvidas mediante ao uso de um serviço de atendimento capacitado.

Avaliações

Uma das ações de uma boa estratégia de relacionamento com o cliente é solicitar avaliações sobre a satisfação após processo de compra. Essa etapa pode ser feita por e-mail ou telefone, conforme for a preferência do cliente. 

Para fazer bem essa pesquisa de opinião, é importante estipular critérios específicos, que podem ser julgados em formato de notas entre 1 e 10. Custo-benefício, entrega, qualidade do produto e possibilidade de recomendar a empresa para outra pessoa são alguns dos parâmetros a serem considerados.

Veja também: Como melhorar o relacionamento com o cliente: 5 obstáculos a serem superados

Agrade o cliente 

Outra possibilidade é oferecer brindes, descontos ou vantagens. Todas essas opções são maneiras de cativar e estimular novas compras.

Sugira novos produtos

O período de pós-venda pode ser bom para conseguir outro negócio lucrativo para a empresa de varejo. Se o cliente adquirir um celular, sugestões como fones de ouvido, carregadores ou capinhas podem ser úteis para complementar a compra.

Conte com o OlosChannel para desenvolver sua estratégia de relacionamento com o cliente

A Olos conta uma plataforma especial que pode ajudar sua empresa a ter uma eficiente estratégia de relacionamento com o cliente chamada de OlosChannel

Com ela, é possível monitorar a jornada do cliente, integrar os canais de atendimento, coletar dados e ter acesso a informações que ajudam a entender como é o comportamento dos consumidores. 

O OlosChannel é indispensável para empresas que querem se destacar no mercado. Setores como o mercado financeiro, saúde, varejo, telecomunicações e de serviços são alguns dos que podem se beneficiar com nossas soluções. Entre em contato conosco e agende uma demonstração!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

Deixe uma resposta