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As transformações no relacionamento com o cliente exigem mais qualidade e eficiência na relação entre empresas e consumidores. Por isso, os gestores devem ter conhecimento sobre o potencial das novas soluções.

As mudanças nesse mercado têm como foco colocar o cliente no centro da estratégia, priorizando a experiência do consumidor a partir do uso das novas tecnologias.

A seguir, apresentamos algumas das principais tendências e transformações que podem ser esperadas pelos gestores no mercado de relacionamento com o cliente.

Saiba mais: Era da experiência do cliente: como melhorar o relacionamento entre consumidores e marcas?

7 novidades nas soluções de relacionamento com o cliente

As mudanças têm contribuído para uma experiência mais satisfatória e prática para os clientes, mas valorizando a previsibilidade e facilidades que só podem ser proporcionadas com a inovação tecnológica.

Conheça 7 tendências do mercado de relacionamento com o cliente com elevado potencial de transformação das interações entre marcas e consumidores.

1. Internet das coisas no atendimento

A tendência é que as empresas utilizem mais a internet das coisas, com dispositivos conectados e sendo usados para coleta de informações.

Esse tipo de solução tende a facilitar a assistência técnica de equipamentos, agilizar atividades como atualização e garantir uma prestação de serviços mais eficaz por identificar a distância às necessidades dos clientes.

Veja ainda: Como melhorar a experiência de compra e evitar clientes insatisfeitos

2. Análise das conexões emocionais dos clientes

Com o aprimoramento de tecnologias como inteligência artificial e machine learning, os softwares tornam-se cada vez mais capazes de interpretar as emoções e comportamentos dos consumidores.

Como resultado, as empresas melhoram a capacidade de oferecer atendimentos personalizados e humanizados, considerando às necessidades e características individuais dos clientes.

3. Conhecimento sobre os consumidores 

Com as diversas tecnologias mediando a relação entre empresas e consumidores, torna-se possível monitorar e acompanhar as diversas fases da jornada de compra, ampliando o entendimento sobre o perfil do compradores em si e também suas preferências.

A tendência é que essas informações sejam usadas para agregar no relacionamento com o cliente, melhorando a experiência dele com a empresa.

4. Linguagem natural em bots

Inovações como mapas mentais e dicionários semânticos viabilizam uma linguagem mais natural na interação entre máquinas e pessoas. 

Essas tecnologias serão determinantes para maior comodidade e eficiência no uso de bots para atendimento, viabilizando a difusão dessa solução e agregando na experiência dos clientes. 

Leia ainda: 5 erros no uso de autoatendimento com chatbots

5. Inovação independente da geração

A empresa precisa identificar o perfil do público para criar estratégias acertadas, no entanto, as soluções desenvolvidas devem ser intergeracionais.

Ainda que haja desafios inerentes a desenvolver soluções e processos para gerações que nasceram analógicas e outras que já cresceram no mundo informacional, a empresa precisa compreender essas questões para colocar em práticas inovações harmônicas e eficientes, independente dessas questões.

Veja também: Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?

6. Satisfação dos colaboradores

As empresas já difundem a ideia de que para promover a satisfação do cliente, inicialmente, é preciso garantir que os colaboradores responsáveis pelo atendimento tenham experiências positivas, o que inclui ambiente de trabalho, ferramentas disponíveis e capacitação.

7. Comunicação omnichannel

A comunicação omnichannel já é uma realidade e visa diversificar os canais de atendimento, mas promover uma única experiência ao cliente, o que implica a centralização e padronização dos processos.

O desenvolvimento de uma estratégia omnichannel e outras inovações do relacionamento com o cliente é possível com uma plataforma omnichannel, tecnologia que simplifica a aplicação dessas funcionalidades nas ações da empresa.

Leia ainda: Como a comunicação omnichannel aumenta a qualidade no atendimento?

O OlosChannel, por exemplo, é uma plataforma omnichannel focada na experiência do cliente realizando o mapeamento da jornada do cliente, centralização do histórico e análise dos dados e preferências dos consumidores.

A plataforma ainda pode ser integrada com a solução exclusiva da Olos Tecnologia OWI – Olos Web Interactive – desenvolvida para humanizar o relacionamento entre máquina e pessoas por dispor de recursos como: 

  • Mapas mentais: facilita associações entre as informações a serem destacadas na conversa com o cliente e cria frases de efeito;
  • Dicionários semânticos: gera semelhanças entre palavras e expressões, humanizando o relacionamento com o consumidor;
  • Inteligência de dados: identifica as preferência do consumidor, organiza e integra as informações de histórico no sistema, gerando análises e interpretações para tomada de decisão assertiva. 

A Olos Tecnologia é focada na inovação para promover soluções que possibilitem que os parceiros melhorem o relacionamento com o cliente e alcancem diferenciais competitivos. Quer saber mais? Conheça o OlosChannel aqui!

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