Como melhorar o relacionamento com o cliente: 5 obstáculos a serem superados

Saber como melhorar o relacionamento com o cliente é o primeiro passo para que gestores possam superar as principais lacunas no atendimento e investir em uma estratégia mais eficaz.

O aprimoramento da estratégia de relacionamento depende de conhecer quais os erros mais comuns e identificar práticas que permitam superá-los.

Veja aqui: Conheça as principais tendências de relacionamento com o cliente

Saiba a seguir os 5 obstáculos mais comuns no atendimento e como melhorar o relacionamento com o cliente.

Quais principais lacunas no relacionamento com o cliente?

1. Único canal de atendimento

O sucesso na experiência do cliente depende do fornecimento de múltiplos canais.

Ainda assim, a maior parte das empresas conta com canais únicos para atender o cliente, prejudicando o relacionamento com a marca.

A maioria dos consumidores usam mais de um canal de contato caso uma demanda não seja solucionada no meio inicialmente usado.

Saiba mais: Comunicação omnichannel x multicanalidade: entenda as diferenças

2. Ausência de autoatendimento

O autoatendimento é uma demanda cada vez maior dos clientes que almejam conseguir esclarecer dúvidas e resolver solicitações simples sem auxílio de atendentes.

De fato, o autoatendimento agrega à experiência do cliente. No entanto, a disponibilização de canais e uso de ferramentas adequadas ainda é pouco comum nas médias empresas.

Leia também: Como o autoatendimento melhora a satisfação do cliente?

3. Falta de integração dos dados de clientes

Uma das principais limitações das empresas, e uma oportunidade para melhorar o relacionamento com o cliente, é investir na centralização dos dados.

Por isso, é importante integrar o histórico de pedido, interações anteriores e outras informações para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente.

4. Lentidão nas respostas ao cliente

Muitas empresas de médio porte ainda têm limitações em fornecer uma resolução ágil dos problemas apresentados pelos clientes.

Os prejuízos à experiência de relacionamento são imensos, pois os gestores avaliam a eficácia das equipes com base no tempo para atender as demandas dos clientes.

5. Falta da estratégia omnichannel no B2B

Uma das principais formas de como melhorar o relacionamento com o cliente é investir na estratégia omnichannel, seja para empresas B2B, que ainda não usam a tecnologia o suficiente, como para as B2C, que já estão engajadas nesse cenário.

Com a implementação de uma comunicação omnichannel, as empresas conseguem processar as demandas em menos tempo, reduzindo o tempo de resposta, e diversificando os canais de atendimento, oferecendo uma experiência mais satisfatória.

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Ao buscar formas de como melhorar o relacionamento com o cliente, os gestores devem se concentrar na resolução dessas lacunas apresentadas anteriormente.

Uma experiência de qualidade aumenta a satisfação dos clientes e as chances de fidelizá-los, destacando-se em relação à concorrência.

Saiba mais: Como criar conexão emocional e aumentar a fidelização com os clientes

A adoção de uma plataforma omnichannel completa permite resolver todos os obstáculos mais comuns das empresas. O OlosChannel, plataforma omnichannel da Olos Tecnologia dispõe de recursos como:

·         Múltiplos canais de atendimento integrados, como telefone, chat, redes sociais, e-mail etc.;

·         Experiência omnichannel ao cliente;

·         Centralização dos dados dos consumidores com acesso facilitado na plataforma;

·         Integração com agente digital e URA para opções de autoatendimento;

·         Agilidade no processamento e atendimento às demandas dos clientes;

·         Inteligência de dados para análise das preferências do consumidor e personalização da experiência.

Veja também: Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?

Portanto, se o objetivo é saber como melhorar o relacionamento com o cliente, a implantação de uma plataforma omnichannel é essencial para sucesso nessas mudanças nos processos de atendimento.

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