Como implantar um serviço de atendimento ao cliente na sua empresa

O serviço de atendimento ao cliente (SAC) é um dos canais mais importantes para o relacionamento entre empresas e consumidores. Portanto, mais do que investir no setor, é importante saber como implementá-lo de maneira assertiva para que realmente traga os resultados esperados.

Afinal, a forma como os clientes desejam ser atendidos mudou drasticamente e hoje não se espera nada menos do que a excelência.

Mas como estruturar o SAC no seu negócio? Quer saber como colocar em prática e oferecer uma ótima experiência aos consumidores? Para ajudá-lo neste desafio, elaboramos este post. Confira!

Processos na implementação do serviço de atendimento ao cliente

Desenvolver o serviço de atendimento ao cliente demanda estratégias e boas práticas. Assim, é possível tornar o setor um canal de relacionamento positivo e que contribua para os bons resultados.

Veja algumas etapas para fazer o SAC funcionar na sua organização:

  • Conheça o cliente

O primeiro passo para a criação de um SAC eficiente é conhecer as características e necessidades dos clientes da empresa. Afinal, todos os processos devem ser personalizados e direcionados de acordo com o perfil do público-alvo.

Para descobrir quem são os consumidores da marca, é necessário realizar pesquisas, entrevistas e outras ações para identificar os clientes.

  • Estruture a equipe

Após saber exatamente quem é o cliente e quais as expectativas em relação às soluções, é o momento de estruturar a equipe responsável pelo serviço de atendimento ao cliente.

Os colaboradores devem ser treinados para conhecer os propósitos da organização, qual a postura e o comportamento esperados. Além disso, é importante saber que tipo de linguagem será utilizada e outros detalhes para garantir a qualidade no atendimento.

  • Conte com indicadores de desempenho

Tão importante quanto realizar um planejamento e estruturar o setor, é contar com indicadores de desempenho. Dessa forma, é possível monitorar a atuação dos profissionais e das equipes e, consequentemente, a satisfação no atendimento ao cliente.

Neste sentido, é interessante realizar pesquisas de satisfação para entender quais fatores contribuem para o sucesso do setor. Isso ajuda a identificar os aspectos que devem ser otimizados para se obter melhores resultados.

Leia tambémSAC 3.0: desafios e vantagens no atendimento ao cliente

  • Invista em tecnologia

Hoje, é praticamente impossível implementar um SAC eficiente sem investir em tecnologias inovadoras. Afinal, os novos recursos promovem agilidade e qualidade no atendimento, melhoram o relacionamento e a experiência do usuário e, por fim, geram a satisfação do cliente. Isso permite que as empresas evoluam, se destaquem no mercado e superem a concorrência.

Dentro do contexto dos serviços de atendimento ao cliente, é possível contar com ferramentas importantes, como:

Neste cenário, conte com a plataforma omnichannel da Olos, o OlosChannel. A solução unifica os canais de atendimento, integrando e-mail, WhatsApp, Skype, chat, Facebook, discador, URA e muito mais! Com isso, a abordagem será mais fluida e a operação se tornará mais eficiente e assertiva.

A plataforma também conta com tecnologia avançada de inteligência de dados. O que permite interpretar o mailing, distribuindo-o para os canais de preferência do cliente de acordo com o histórico de relacionamento.

Outro destaque do sistema é o agente digital exclusivo da Olos, a Olos Web Interactive. Trata-se de uma plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa que executa com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, do início ao fim, sem a necessidade de intervenção humana.

Nosso agente digital é personalizado conforme o perfil do público-alvo e está integrado em diversos canais. Quer saber mais sobre como funciona? Acesse nosso site e entre em contato conosco!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

Deixe uma resposta