Como fidelizar clientes no varejo com software para engajamento de cliente?

Atualmente, um dos principais objetivos das empresas é fidelizar clientes com a intenção de solidificar a sua atuação. Para isso, no entanto, é imprescindível fornecer uma experiência diferenciada, conquistando o consumidor e tornando-o fiel à marca.

A experiência de compra passou a ter um papel determinante nas estratégias empresariais devido aos novos comportamentos dos consumidores, influenciados principalmente pelo acesso à informação e ao relacionamento digital com as empresas.

Nesse cenário, fidelizar clientes impacta diretamente as chances de consolidação das companhias. Conheça a seguir mais sobre a experiência de compra e também as contribuições de softwares para engajamento de clientes.

Qual a importância da experiência para fidelizar clientes?

Devido ao fácil acesso à informação e à diversidade de empresas especializadas, os consumidores têm mais variedade de escolha e mais consciência sobre a atuação da marca e usos dos produtos. Com isso, torna-se necessário que as organizações passem a contemplar esses fatores nas estratégias de marketing, vendas, relacionamento e atendimento. Dessa forma, não é apenas um departamento que é influenciado pelos novos padrões de consumo, mas toda a empresa precisa direcionar as estratégias para proporcionar experiências mais ricas.

Os consumidores estão mais exigentes e, de acordo com a  Harvard Business Review, 84% deles afirmam que as suas expectativas não foram superadas no último atendimento efetuado.

Outro dado relevante é que 56% deles acreditam que é necessário ter informações e suportes com fácil acesso para se ter experiências memoráveis e se consiga fidelizar clientes, segunda a Business Insider.

Leia também: Como a análise do comportamento impacta a experiência do cliente?

A importância das experiências proporcionadas também refere-se a como elas impactam a percepção do cliente, pois segundo a Glance, são necessárias 12 experiências positivas para compensar uma negativa.

Devido à complexidade de desenvolver toda uma estratégia de marca focada no relacionamento com o cliente, muitas empresas pensam que esse esforço e investimento não compensam. Entretanto, eles são fundamentais. De acordo com o Institute of Customer Service, clientes fiéis valem 10 vezes mais para a marca do que quando efetuaram a primeira compra.

Com esses dados vemos a relevância estratégica e financeira de investir em uma boa experiência de compra com o objetivo de fidelizar clientes. Saiba como fazer isso a seguir.

Como um software para engajamento contribui para fidelização de clientes?

Com o ambiente digital influenciando enormemente as experiências proporcionadas,  é fundamental que se invista em tecnologias modernas e automatizadas para garantir um melhor desempenho das estratégias, mais produtividade dos times e maior retorno sobre o investimento (ROI).

Dessa forma, um software para engajamento de clientes é determinante nas chances de fidelização. O OlosChannel, por exemplo, é uma solução que permite realizar o mapeamento da jornada de compra do cliente para que se conheça melhor as preferências e receios do consumidor.

Esse tipo de ferramenta possibilita armazenar todas as interações realizadas entre empresa e consumidor e, por meio da inteligência de dados, apresentar informações relevantes para a experiência do cliente, como canais de atendimento de maior afinidade, melhores horários para abordagem, linguagem que deve ser utilizada e momento na jornada de compra.

Esses dados contribuem para uma experiência mais personalizada de atendimento, além de fornecer as informações e suporte que a maior parte dos consumidores acredita ser fundamental para uma experiência memorável. Assim, o software para engajamento de clientes da Olos contribui na estratégia de relacionamento e ajuda a fidelizar clientes, melhorando o desempenho da empresa.

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta