Como criar estratégias de relacionamento com o cliente?

A Era Digital proporcionou novos desafios para todos os segmentos, sendo importante que esse novo contexto seja considerado no momento de desenvolver as estratégias de relacionamento com o cliente.

Os recursos tecnológicos influenciaram o comportamento do cliente, que agora possui novos parâmetros em relação à qualidade e eficiência. Por exemplo, o tempo de resposta de uma solicitação é cada vez menor para que o cliente sinta-se satisfeito.

A tecnologia proporcionou mais autonomia ao cliente, pois agora ele pode iniciar um processo de compra a todo momento pelo smartphone, buscar por informações, avaliações, opiniões de outros consumidores etc.

Dessa forma, as estratégias de relacionamento com o cliente devem contemplar esses aspectos da Era Digital, compreendendo as demandas do público e incorporando-as nas soluções desenvolvidas.

Como criar estratégias de relacionamento com o cliente?

Um desafio para os gestores é a criação de estratégias de relacionamento com o cliente que considerem desde os novos comportamentos do público até as tecnologias e canais. A seguir, confira quatro dicas para otimizar o desenvolvimento de soluções na empresa.

Leia também: Saiba como oferecer um atendimento personalizado na era dos superclientes

Compreenda seu público

O primeiro passo para qualquer empresa nesse novo cenário é estudar e conhecer o próprio público. Atualmente, as informações sobre os consumidores devem ir além dos tradicionais dados demográficos, como renda, escolaridade, gênero, idade etc.

O mais indicado é utilizar inteligência de dados para saber detalhes sobre o público, como interesses, hobbies, receios, expectativas, canais preferidos, comportamento, entre outras informações.

A partir disso é possível desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente mais focadas no perfil dele e com mais chances de eficiência.

Leia também: 3 dicas para otimizar a jornada do cliente com comunicação omnichannel

Entenda as aplicações tecnológicas no setor

A tecnologia possui diversas aplicações em todos os segmentos, mas é preciso identificar quais as mais relevantes para a área na qual você atua com o objetivo de criar estratégias de relacionamento mais sólidas e eficientes.

Por exemplo, na área imobiliária, a tecnologia pode ser usada para aprimorar a experiência de compra do cliente, com visitas digitais, informações detalhadas sobre a região, simulação de preço e pagamento, projeto digital da área etc.

No entanto, essas etapas não substituem uma visita física ou mesmo um atendimento presencial, principalmente considerando as burocracias relacionadas com a área.

Essas questões que devem ser avaliadas sobre as possibilidades de aplicação da tecnologia no segmento.

Leia também: Como a inteligência de dados impacta sua estratégia de comunicação?

Invista em experiência

Uma demanda fundamental dos clientes atualmente diz respeito à experiência de compra de forma a proporcionar mais satisfação no processo. Com isso, ao pensar em estratégias de relacionamento com o cliente, deve-se priorizar a qualidade de cada interação.

Uma boa experiência de compra inclui acesso facilitado às informações sobre marca e produto, atendimento ágil e omnichannel, linguagem adequada, treinamento dos atendentes, navegação satisfatória no site, entrega no tempo previsto, qualidade do produto oferecido etc.

Portanto, a experiência envolve todos os aspectos relacionados à compra em si, mas também ao relacionamento com o cliente.

Utilize ferramentas apropriadas

Na Era Digital, a diversidade de ferramentas e soluções disponíveis pode confundir as estratégias de relacionamento com o cliente em vez de melhorá-las. Dessa forma, é preciso selecionar quais as soluções são mais relevantes e apropriadas para lidar com o público.

Olos Channel é uma plataforma completa que garante diversas funcionalidades sem sobrepor as soluções oferecidas aos clientes.

A tecnologia conta com agente digital para automatizar etapas do atendimento, ao mesmo tempo em que fornece uma comunicação omnichannel, para que o cliente possa escolher o canal mais relevante para se relacionar com a marca. Além disso, inclui o monitoramento da jornada de compra e experiência do cliente, garantindo um relacionamento mais sólido e de longo prazo.

Quer saber mais? Acesse nosso site e entre em contato com um dos nossos especialistas!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta