5 passos para começar a usar uma plataforma omnichannel em sua operação

A migração do sistema tradicional de atendimento ao cliente para uma plataforma omnichannel é desafiadora. Neste momento, é preciso atenção a diferentes critérios para identificar a melhor forma de implementar a solução.

Vale destacar que a migração não é só um “projeto” pontual, mas um recurso para melhorar o relacionamento com o cliente. Dessa forma, o trabalho não termina quando a transferência dos processos estiver concluída, pelo contrário.

Conheça, a seguir, 5 passos que vão ajudá-lo a adotar a plataforma omnichannel na sua operação com mais consistência.

Leia também5 motivos para implantar uma plataforma omnichannel

1. Escolher uma plataforma omnichannel adequada às necessidades do negócio

O primeiro ponto é escolher uma plataforma omnichannel que atenda às demandas específicas do seu negócio. Neste caso, é importante analisar o seu segmento, perfil do público, tendências e exigências do mercado.

Assim, os fatores a serem avaliados incluem:

  • Adaptação da plataforma às necessidades identificadas;
  • Potencial de personalização dos processos e soluções desenvolvidos;
  • Atualização das tecnologias utilizadas.

Ao atender a estes critérios, a solução demonstra que é mais escalável e adequada às particularidades da empresa.

Leia tambémHiperpersonalização e inteligência de dados para aumentar as vendas

2. Treinar a equipe de atendimento e relacionamento com o cliente

A plataforma omnichannel impacta a operação de diferentes departamentos, como atendimento ao cliente, marketing, vendas e outros.

Dessa forma, é importante que haja treinamentos específicos às diferentes áreas, desde TI até os agentes que fazem o contato direto com os clientes.

Lembre que, após implementar a tecnologia, a fornecedora deve oferecer um canal aberto para entrar em contato e aprimorar o uso da ferramenta.

3. Configurar a plataforma para melhorar a experiência do cliente

Como mencionado, a escolha de uma plataforma omnichannel personalizável é fundamental para atender melhor às necessidades do cliente e oferecer uma experiência diferenciada.

Nesse sentido, a empresa deve avaliar dois itens essenciais:

  • Possibilidade de configuração da solução;
  • Suporte oferecido pela fornecedora para que a configuração seja desenvolvida com eficiência, domínio técnico e alinhamento com os processos internos.

Afinal, a integração dos processos é determinante para uma melhor experiência do cliente e utilização da tecnologia pelos colaboradores.

Leia tambémSaiba como criar uma estratégia de marketing com foco no cliente

4. Gerenciar todas as etapas para garantir o melhor resultado

Para ter melhores resultados, é preciso realizar um gerenciamento eficaz de todas as etapas durante a implementação da solução e também posteriormente. Com isso, é possível revisar todos os procedimentos de relacionamento e atendimento ao cliente e manter um acompanhamento contínuo.

Na prática, ao adotar a plataforma omnichannel, é importante verificar se os processos estão alinhados, com profissionais treinados e capacitados a lidar com cada etapa da migração.

5. Acompanhar as métricas e KPIs

No entanto, vale ressaltar que o sucesso da plataforma omnichannel não está atrelado somente ao final do processo de migração.

Para que a solução seja realmente efetiva para a empresa, é fundamental escolher uma ferramenta com relatórios periódicos e o monitoramento de KPIs (indicadores-chave de desempenho).

Como resultado, é possível aprimorar as estratégias de relacionamento com o cliente, melhorar a performance das equipes e aumentar as vendas.

Essa etapa de monitoramento depende, principalmente, da atuação dos gestores. Afinal, são eles que devem avaliar os processos executados, o desempenho em cada um deles e as oportunidades de otimização da estratégia.

Leia também: Como melhorar a experiência do cliente com a plataforma omnichannel?

Como o OlosChannel pode ajudá-lo?

Como mencionado, adotar a plataforma omnichannel na sua empresa vai ajudar a aumentar os resultados do seu negócio.

OlosChannel é uma solução desenvolvida pela Olos Sistemas e Tecnologias, que utiliza inteligência de dados para proporcionar uma experiência do cliente diferenciada.

A ferramenta permite integrar todos os canais de comunicação e relacionamento da empresa, como telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, chatbots e outros.

Além disso, possui todas as funcionalidades que o seu negócio precisa, como URA, gravação digital, discadores automáticos, monitoramento, agente digital e muito mais.

Para auxiliar na migração e ajudar a sua empresa, contamos com suporte técnico especializado para otimizar e personalizar o relacionamento com o cliente.

Conheça mais sobre o OlosChannel e todas as funcionalidades da ferramenta! Quer saber outros detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.

Deixe uma resposta