3 tecnologias para aumentar a produtividade no atendimento ao cliente

A produtividade é um aspecto crítico em vários setores das empresas, como atendimento ao cliente, vendas, operações, marketing e até mesmo TI. De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a produtividade está praticamente estagnada no Brasil, desde o final da década de 1970.

Este cenário exige mudanças gerenciais e tecnológicas, principalmente, na área de call center e no atendimento ao cliente. Por isso, veja como aumentar a produtividade do setor por meio da tecnologia.

Qual a importância da produtividade no call center?

Um dos principais aspectos no call center, a produtividade impacta diretamente a lucratividade de um negócio. Isso porque, quando os colaboradores conseguem produzir mais em menos tempo, o reflexo é direto na rentabilidade.

Mas como aumentar o nível de produtividade da sua operação? A melhora pode ser obtida com uma junção eficiente de gestão e automação.

No quesito gerencial, as melhorias no desempenho e produtividade no atendimento ao cliente podem ser obtidas por meio de:

  • Planejamento;
  • Monitoramento de métricas;
  • Feedbacks;
  • Treinamento das equipes.

Como elevar a produtividade no atendimento ao cliente com tecnologia?

Além do aspecto gerencial, existem ferramentas tecnológicas que podem ser adotadas para impactar a produtividade. Em geral, essas soluções proporcionam a automação de processos, transferindo tarefas manuais às máquinas. Enquanto isso, os atendentes ficam disponíveis para trabalhos mais estratégicos.

Confira recursos que podem otimizar o atendimento ao cliente!

  • URA Ativa

Com a tecnologia, os atendentes conseguem enviar automaticamente mensagens de voz pré-gravadas aos clientes. Nesses casos, o operador deve estabelecer a mensagem e o mailing que vai recebê-la.

Além do envio da mensagem, é possível definir ações específicas para o consumidor realizar. Por exemplo: entrar em contato com algum setor, confirmar uma consulta médica ou mesmo determinar uma data de vencimento de conta.

A solução reduz a necessidade de contatos de atendentes com os clientes. Isso otimiza as abordagens e diminui os recursos necessários para efetivar o atendimento.

Leia tambémExperiência do cliente: como a tecnologia ajuda no processo de venda?

  • Discador de chamadas

O sistema automatiza a realização de chamadas para tornar o atendimento ao cliente mais ágil e eficaz e melhorar a produtividade. Existem diferentes tipos de discadores de acordo com as preferências e particularidades do negócio, como:

  • Discador preditivo: identifica o tempo que falta para conclusão de uma chamada com base nas métricas de atendimento e inicia a discagem prévia. Assim, o atendente pode iniciar um novo contato assim que ficar disponível;
  • Discador preview: permite que o atendente acesse as informações do cliente antes de iniciar o contato. O que permite mais familiaridade com o caso e personalização no atendimento;
  • Discador automático: ao identificar um atendente disponível, o discador inicia a ligação e redireciona o cliente para o operador caso a chamada seja atendida.

Leia tambémComo a análise do comportamento impacta a experiência do cliente?

  • Agente digital

O recurso utiliza a inteligência de dados para realizar um atendimento automatizado. Mas sem perder a humanização e a personalização do contato.

Por meio da tecnologia usada, o software proporciona agilidade no atendimento. E, ao mesmo tempo, mantém a qualidade e experiência do usuário.

Como escolher a tecnologia mais adequada para o call center?

Para implementar uma tecnologia que atenda às necessidades da sua empresa, é fundamental contar com uma parceira especializada. A Olos, por exemplo, possui experiência e soluções inovadoras para resolver suas demandas e melhorar a produtividade no atendimento ao cliente.

OlosChannel é uma dessas tecnologias. Com uma plataforma omnichannel, a solução facilita o relacionamento com o cliente e conta com discador de chamada e URA ativa para automatizar processos no atendimento.

Além disso, a empresa ainda disponibiliza uma solução exclusiva de agente digital – o Olos Web Interactive (OWI). Trata-se de uma tecnologia exclusiva da Olos, que inclui uma plataforma visual, sonora e interativa capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC, como demonstração de produtos, negociações, coleta de dados e muito mais.

Este recurso utiliza inteligência de dados e se aprimora com o tempo, proporcionando um atendimento cada vez mais assertivo. Quer saber mais? Entre em contato agora e converse com um dos nossos especialistas!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta