Como um sistema de cobrança ajuda a reduzir custos nas empresas?

Os processos desenvolvidos pelas empresas impactam os custos de acordo com o grau de inovação e automação que possuem. Dessa forma, a adoção de um sistema de cobrança automatizado, por exemplo, está diretamente relacionada com a possibilidade de gastar menos nas operações do negócio.

A definição das estratégias, processos e ferramentas são determinantes na maior competitividade da empresa, tanto por proporcionar uma melhor experiência ao cliente como por diminuir os custos de operação.

Confira a seguir como o sistema de cobrança automatizado e inteligente pode reduzir custos e tornar a empresa mais competitiva.

Automatização dos processos com redução de custos

O primeiro benefício do sistema de cobrança a ser destacado é que ele automatiza processos da central, permitindo que menos atendentes sejam necessários para realização das demandas do negócio.

A automação também influencia o mapeamento dos processos, permitindo que os gargalos operacionais sejam identificados e corrigidos, pois há um maior controle do funcionamento e da distribuição do mailing dos clientes.

Autoatendimento

Outro benefício possível com o sistema de cobrança é que há maior agilidade no processo de atendimento, pois ele não fica dependente da atuação e produtividade dos agentes humanos. Duas funcionalidades do autoatendimento são:

  • Agente digital: essa solução consiste em automatizar parte do atendimento ao cliente, correspondendo a um sistema de inteligência artificial que permite o direcionamento do usuário para a área demandada por ele sem interferências humanas no processo;
  • URA: a Unidade de Resposta Audível é outra tecnologia que disponibiliza serviços automáticos ao cliente, atendendo solicitações e esclarecendo dúvidas, de forma que não seja necessário esperar o contato com um atendente.

Tanto o agente digital quanto a URA são soluções de um sistema de cobrança automatizado, que permitem reduzir custos da empresa e torná-la menos dependente dos agentes humanos no atendimento.

Quando devidamente configuradas, as tecnologias ainda promovem uma experiência inovadora ao cliente e reduzem o tempo de espera nas ligações, melhorando a operação do negócio.

Assertividade nos contatos

Um sistema de cobrança eficaz deve utilizar inteligência de dados para melhorar a experiência do cliente e a eficiência das cobranças. Esse resultado é possível por meio da análise do mailing de clientes que, com base no histórico de interações e relacionamento, faz o direcionamento dos consumidores para os canais mais relevantes para contato, como Messenger, WhatsApp, e-mail, SMS, voz e outros.

Com um sistema de cobrança, a empresa terá meios para fazer abordagens mais assertivas, pois saberá as preferências de contato do cliente, o que aumenta as chances de um atendimento eficaz e que cumpra os objetivos iniciais do contato.

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As três vantagens de um sistema de cobrança apresentadas anteriormente são atendidas pelo OlosChannel, um software para engajamento de clientes que possui as diversas funcionalidades necessárias para que uma empresa de cobrança atue com excelência e assertividade. Entre as funções disponíveis estão:

  • Discadores automáticos e inteligentes;
  • Monitoramento em tempo real;
  • URA;
  • Agente digital e/ou tecnologia exclusiva OWI;
  • Number Track (comportamento do cliente);
  • Comunicação omnichannel.

O OlosChannel, desenvolvido pela Olos, inclui ainda um sistema capaz de realizar diferentes tarefas automaticamente, como negociações, cobranças, demonstrações de produtos, vendas, SAC e coleta de dados, tornando o sistema de cobrança mais completo e eficaz para a empresa. Quer saber mais? Agende uma visita demonstrativa!

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