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O discador preditivo consiste em um dispositivo associado a uma tecnologia complexa que visa diminuir o tempo de inatividade no call center e, consequentemente, reduzir custos operacionais.

A tecnologia utiliza um software sofisticado que monitora diferentes métricas do call center, como chamadas atendidas, tempo de espera e duração dos contatos para estabelecer o momento no qual o operador ficará livre para atender um novo cliente.

Veja também: Discador preditivo para call center: vale a pena?

Dessa forma, o discador preditivo é mais assertivo que outros modelos, pois atua com previsibilidade baseada nos dados de atendimento do call center para otimizar a operação. A seguir conheça os benefícios dessa solução e o impacto nos custos.

5 benefícios do discador preditivo

Como visto, o discador preditivo avalia métricas do contact center e estipula quando o atendente ficará disponível antes mesmo que a chamada atual termine.

Assim, ele inicia a discagem do próximo contato considerando o tempo necessário para sucesso da nova tentativa com base no período até que o agente fique disponível.

Esse processo complexo e automatizado gera benefícios diversos ao call center. Conheça os principais a seguir!

1. Automatizar a discagem

A tecnologia faz a discagem das chamadas automaticamente considerando os contatos disponíveis no mailing, o que evita que essa etapa tenha que ser desempenhada manualmente pelo atendente que demora mais para executá-la.

2. Otimizar o atendimento

A otimização do atendimento ocorre devido um fluxo de contato mais dinâmico por parte dos operadores que ficam comprometidos com seguir o tempo médio de atendimento, mas sempre garantindo satisfação ao cliente no processo.

Assim, quando um atendimento for mais demorado do que a média, o operador pode informar ao software para aguardar mais para iniciar uma nova tentativa de contato.

Saiba também: Passo a passo para implementar um discador para call center

3. Aumentar a produtividade dos atendentes

O discador preditivo aumenta a produtividade dos atendentes, inclusive, com relação aos discadores automáticos.

Isso se deve à tecnologia de previsibilidade, o que garante que os contatos possam ser mais dinâmicos e ocorrerem em sequência.

Com uma taxa de discagem maior, aumentam também os contatos efetivos, o que garante maior produtividade ao time. Estima-se que a tecnologia pode aumentar entre 200 e 300% o desempenho da equipe de atendentes do call center.

Leia mais: 3 tecnologias para aumentar a produtividade no atendimento ao cliente

4. Reduzir o tempo ocioso

A redução do tempo ocioso se deve a automação do processo, evitando que ele seja realizado manualmente pelo atendente ou mesmo que o tempo entre chamadas seja elevado.

Por exemplo, no caso do discador automático, apenas ao final de um contato o operador notifica o sistema que está disponível, iniciando uma nova tentativa que pode demorar alguns segundos ou minutos para ser efetivada.

Esse intervalo aumenta a ociosidade dos operadores que precisam aguardar o sucesso da tentativa para iniciar um novo atendimento.

5. Ampliar o volume de contatos efetivos

A tecnologia pode fazer diversas tentativas de contato antes de conseguir um atendimento viável e repassá-lo ao atendente. Dessa forma, há um volume maior de contatos efetivos, pois essas tentativas são sequenciadas.

A inteligência de dados usada no software também aumenta a satisfação do cliente com a empresa, pois permite avaliar qual horário mais adequado para entrar em contato com o cliente com base no histórico de tentativas.

Saiba mais: Como otimizar os processos da sua empresa com discador preditivo?

Quais os impactos nos custos operacionais?

Todos os benefícios citados anteriormente afetam os custos operacionais da área, pois com os colaboradores mais produtivos e com menos tempo ocioso é possível aumentar o número de atendimentos mesmo com uma equipe reduzida.

Além disso, a tecnologia proporciona ganhos de desempenho que são decisivos em uma estratégia mais eficaz e econômica.

Para obter esses benefícios é essencial contar com uma solução reconhecida no mercado, como o discador preditivo da Olos Tecnologia.

Especializada em soluções para contact center, a Olos Tecnologia conta o OlosChannel, uma plataforma omnichannel que pode ser integrada às demais solução da marca, como discador preditivo, agentes digitais, URAs personalizadas e outras.

Utilizando tecnologia e inovação, a empresa garante aumento da performance e economia no call center. Quer saber mais? Conheça as soluções da Olos Tecnologia aqui!

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