6 vantagens da estratégia omnichannel para satisfação e retenção de clientes

Apostar em estratégias para a satisfação e retenção de clientes é necessário para economizar os recursos financeiros de uma companhia. A razão para isso está nos números. Segundo estudo do ThinkJar, atrair novos consumidores é de 6 a 7 vezes mais caro do que reter um antigo. 

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Uma maneira simples para atingir o objetivo de evitar gastos e otimizar o funcionamento da instituição, promovendo a satisfação e retenção dos clientes, é apostando em uma estratégia omnichannel

Isso porque esse tipo de método facilita a evolução do desempenho da corporação, uma vez que permite melhor relacionamento com o público

Desta maneira, as corporações devem buscar garantir que toda a jornada dos consumidores com os serviços de atendimento seja mais eficiente. Tendo sucesso com esse departamento, são maiores as chances de novos negócios.

Conheça 6 vantagens das estratégias omnichannel para satisfação e retenção de clientes

Comunicação personalizada

Cada consumidor tem um perfil próprio e preferências específicas para ser contactado.

Por isso, as companhias precisam entender as características individuais para ter mais êxito nas abordagens, escolhendo o meio adequado para cada pessoa. Em determinadas faixas etárias, os usuários podem preferir receber mensagens por e-mail, enquanto em outras as ligações são o método mais apropriado.

Independente disso, é importante manter padrão e coerência em cada comunicação. Dados levantados por pesquisa da Salesforce afirmaram que 75% dos clientes desejam ter uma experiência consistente mesmo com as diferenças do mecanismo escolhido.

Mapeamento da jornada 

No momento em que contactam as instituições, as pessoas esperam que o serviço de atendimento seja útil e tire suas dúvidas.

Para isso, é preciso identificar em qual etapa do processo está cada cliente no momento em que entra em contato com a empresa, seja via ligação ou mensagem por chatbot, por exemplo. Assim, as soluções têm a possibilidade de serem encontradas de forma mais ágil, melhorando a imagem da empresa.

Uso de inteligência de dados

Utilizar a tecnologia pode ser um caminho para ter sucesso nas operações. Uma série de informações, por exemplo, podem ser estudadas de modo a aumentar a satisfação e retenção de clientes.

A inteligência com os dados é fundamental para conhecer mais sobre o público. Essa possibilidade ajuda a identificar as melhores maneiras de agir em cada situação e atingir bons resultados.

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Automação no atendimento com agentes digitais

Fazer uso de sistemas que automatizem as tarefas ajuda a diminuir os gastos e ter maior produtividade. Um exemplo positivo são os agentes digitais, que possibilitam a realização de interações com mais agilidade, menor duração dos atendimentos e custos operacionais mais modestos.

Velocidade na resolução de demandas 

A modernidade das ferramentas dispostas em uma plataforma omnichannel viabiliza maior rapidez nos momentos em que os problemas mais necessitam de resolução

Atuando de forma integrada, essas soluções dispõem de informações sobre os usuários que são essenciais para tomadas de decisão, bem como garantem maior agilidade por contar com opções com pronta resposta.

Interações mais simples com o atendimento receptivo inovador

Em contraponto ao atendimento receptivo tradicional, as alternativas modernas são mais efetivas. O motivo para isso está na simplicidade de funcionamento, que assegura a satisfação e retenção de clientes por reduzir o tempo de espera.

Conte com uma plataforma feita para aumentar a satisfação e retenção de clientes

Para as corporações que buscam ter sucesso com o público, dispor de uma solução omnichannel como o OlosChannel é primordial.

Desenvolvida pela Olos, essa plataforma melhora a experiência do suporte, pois garante comunicação assertiva e personalizada.

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