Comunicação omnichannel: 5 tendências para o atendimento no varejo

A comunicação omnichannel é essencial para o sucesso da operação de atendimento ao cliente de uma empresa. No entanto, atualmente, em tempos de grandes desafios, e com o aumento de vendas de lojas virtuais, o suporte ao consumidor tornou-se ainda mais importante.

Nesse sentido, de acordo com o relatório eBit/Nielsen, entre a última semana de março e a primeira de abril, o e-commerce teve um aumento de 18,5% em relação ao período anterior. 

Diante deste cenário, fica evidente que, além do investimento em plataformas para e-commerce, é essencial contar com uma estratégia de comunicação omnichannel para dar conta do atendimento ao cliente.

Por isso, preparamos esse conteúdo com as principais tendências para o suporte ao consumidor no varejo. Confira!

Conheça 5 tendências de atendimento por meio da comunicação omnichannel

  • Operação remota

Para esse momento desafiador, uma das principais tendências é o trabalho em home office por conta do isolamento social causado pelo coronavírus. 

Nesse sentido, uma plataforma de comunicação omnichannel permite que os colaboradores de atendimento da sua empresa atuem de maneira remota com todos os recursos necessários para suporte ao consumidor.

  • Atendimento em diversos canais

O atendimento em diversos canais, de acordo com a preferência de cada cliente, também é importante atualmente.

Assim, tem consumidores que gostam do suporte via telefone, redes sociais, email e até aplicativos de mensagens.

Por isso, uma plataforma de comunicação omnichannel abrange todos esses canais e ainda disponibiliza os bots para agilizar parte da operação.

Desta maneira, sua empresa aumenta o fluxo de atendimento, garante maior produtividade e eficiência dos colaboradores e ainda melhora a experiência do cliente.

  • Métricas de desempenho

As métricas de desempenho são fundamentais para avaliação de satisfação dos clientes, desempenho do setor de suporte e até para análise de performance individual de cada profissional.

Assim, é possível identificar possíveis pontos de melhorias e promover treinamentos e capacitações para que a experiência do cliente seja sempre boa.

  • Jornada do cliente

Ponto essencial para o sucesso de um negócio é a jornada do cliente. Nesse sentido, a comunicação omnichannel é fundamental para otimizar todo o atendimento e garantir uma solução rápida, ágil e, principalmente, que atenda a necessidade do consumidor.

Para isso, esse tipo de plataforma disponibiliza uma série de recursos e ferramentas que permitem que a empresa invista cada vez mais em comunicação personalizada, que é uma tendência do varejo.

  • Redes sociais

Por fim, é preciso investir na utilização das redes sociais não só para atendimento mas também para a chamada inteligência coletiva, em que as pessoas compartilham conhecimento e avaliações sobre produtos e serviços de uma empresa.

Esse item tem apresentado crescimento interessante e ajuda as pessoas a decidirem sobre realizar uma compra.

Conte com a Olos Tecnologia!

Para conseguir atender as principais tendências para o atendimento no varejo, é fundamental contar com uma plataforma de comunicação omnichannel sólida e de uma empresa experiente.

Por isso, a Olos Tecnologia tem expertise e soluções consolidadas para fornecer atendimento personalizado e humanizado às empresas de diferentes segmentos.

A plataforma omnichannel OlosChannel pode ser personalizada às necessidades do negócio para garantir os diferenciais de atendimento necessários. Além disso, as soluções na nuvem e facilidade na implementação garantem que as práticas possam ser adotadas mesmo em meio à quarentena.

As soluções da Olos Tecnologia para viabilizar uma operação 100% remota e promover as atividades de atendimento ao cliente sem interrupção incluem:

  • OlosCloud: plataforma Olos em nuvem, totalmente segura, escalável, com rápida implantação e acesso simplificado, para atendimento ao cliente disponível por meio de link de internet, que oferece a possibilidade de trabalho remoto.
  • Discador Preditivo: otimiza os processos de ligação telefônica, prevendo o momento adequado para o fim de uma ligação e já efetuando diversas chamadas simultaneamente. Vale lembrar que o discador preditivo da Olos tem o melhor desempenho do mercado e, inclusive, faturou o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.
  • Sistema receptivo: permite a automação do atendimento receptivo para acelerar o processo de atendimento, a resolução de demandas e reduzir o tempo de chamada.
  • Agentes Digitais: automatizam diversos tipos de operações de atendimento ao cliente, via telefone, chat, site e outros canais de forma inteligente, como se fosse um ser humano.
  • Olos FastFlow: o agente digital instantâneo permite automatizar o sistema de cobrança de maneira rápida e simples, otimizando os processos e facilitando o acerto de pendências financeiras. Além disso, a plataforma possui instalação ágil.
  • OWI (Olos Web Interactive): a plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, do início ao fim do processo, sem necessidade de operadores humanos.
  • OlosChannel: plataforma omnichannel que reúne todos esses canais e muito mais, como atendimento receptivo, redes sociais, bots, e-mail, entre outros em um só lugar.

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