Comunicação integrada: conheça 5 benefícios para a retomada dos negócios

A comunicação integrada é uma das tendências pós-pandemia e é fundamental para a continuidade das operações e até para a retomada de negócios em 2021.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa Pulso Empresa do IBGE, 62,4% das empresas sentiram os impactos negativos provocados pela crise do coronavírus.

Além disso, segundo o mesmo levantamento, 50,7% das organizações sentiram queda em suas vendas.

Mas como a comunicação integrada pode ajudar o meu negócio a reverter esse cenário? Confira a seguir!

Leia mais: Como adaptar sua comunicação à jornada de compra do cliente B2B?

Saiba o que é comunicação integrada

A comunicação integrada é uma estratégia que engloba análise, planejamento e ações em diferentes canais de atendimento, comunicação e marketing, de maneira personalizada às expectativas do seu público.

O objetivo é promover a melhor experiência dos consumidores com a sua empresa, ao mesmo tempo em que consolida a marca e a identidade da sua organização no mercado.

Leia também: 3 dicas para otimizar a jornada do cliente com comunicação omnichannel

Entenda porque a comunicação integrada é importante para a retomada dos negócios

1. Fortalecimento da marca

Um dos principais benefícios da comunicação integrada é o fortalecimento da identidade da marca.

Marcas que estudam, planejam e investem em comunicação atraem e retêm mais clientes pelos seus valores, tratamento e cuidado com os clientes.

2. Eficiência nas estratégias de comunicação

Outro ponto que ganhou bastante relevância a partir do coronavírus é o cuidado para obter eficiência nas estratégias de comunicação.

Nesse sentido, além de todas as técnicas de personalização e humanização no relacionamento com os clientes, essa comunicação precisa ter consistência, ou seja, seguir a mesma proposta nos diferentes canais de interação do seu negócio.

3. Integração entre as equipes

Para que a comunicação integrada tenha eficiência, é preciso treinar os colaboradores da sua empresa e também promover integração entre esses profissionais.

Nesse ponto, é interessante que a empresa desenvolva a comunicação integrada também para o público interno.

Assim, é possível criar uma cultura do novo modelo de comunicação para que os colaboradores já a pratiquem de maneira natural.

Desta maneira, toda a equipe fala a mesma língua, desde os produtores de conteúdo, até os profissionais de atendimento ao cliente, vendedores e equipe de desenvolvimento de serviços e produtos.

4. Otimização de recursos

Uma das tendências pós-pandemia para a continuidade das operações e continuidade de negócios das organizações é a otimização de recursos.

Nesse sentido, utilizar uma plataforma omnichannel, por exemplo, para realizar essa comunicação integrada de maneira eficiente, também ajuda o seu negócio a utilizar melhor os recursos.

Como assim? Simples, a plataforma omnichannel auxilia sua empresa a realizar as interações em diferentes canais a partir de um único sistema, o que gera maior produtividade dos colaboradores, eficiência de processos e até automação de tarefas.

5. Aumento das vendas

Por fim, o aumento das vendas. No atual momento, os clientes querem interações mais humanizadas, com atenção e eficiência por parte das empresas.

Nesse sentido, a comunicação integrada também pode ser fundamental para corresponder a esse novo comportamento do consumidor.

Por isso, uma plataforma omnichannel, estudo de mercado e dos novos hábitos dos clientes, planejamento e comunicação integrada são essenciais para o sucesso das organizações em 2021.

Leia também: Como a comunicação unificada otimiza a relação entre empresa e clientes

Conte com a Olos Tecnologia!

Mas para colocar em prática todos esses pontos, é preciso contar com uma parceira sólida, experiente e com profissionais qualificados.

Nesses pontos, a Olos Tecnologia está pronta para ajudar sua empresa! Nós temos a melhor plataforma omnichannel do mercado, o OlosChannel, com recursos para o seu negócio desenvolver a comunicação integrada em diferentes canais, como telefone, email, redes sociais, Whatsapp, chat e muito mais!

Entre em contato com os nossos profissionais e saiba como podemos ajudar o seu negócio a prosperar em 2021!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta