Como o discador preditivo otimiza o atendimento do setor varejista?

O setor varejista é um dos que mais precisam melhorar a qualidade no atendimento e reduzir custos na área. Isto é fundamental para fidelizar os clientes, otimizar a operação, aumentar a competitividade e melhorar os resultados. Mas como atingir estes objetivos? O discador preditivo é uma ótima solução.

Este recurso permite automatizar o processo de discagem e diminuir o tempo ocioso dos atendentes. O que é fundamental para otimizar as métricas de atendimento e os indicadores de desempenho.

A seguir, saiba como funciona o discador preditivo e quais os benefícios para o setor varejista!

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Como funciona o discador preditivo?

De modo geral, o discador preditivo identifica os atendentes livres e faz o direcionamento das chamadas de acordo com a disponibilidade do colaborador.

Para realizar esse processo, o software analisa as métricas da área, com destaque para:

Com esses dados, é possível prever quando o atendente ficará disponível. Assim, o sistema inicia a discagem com tempo suficiente para a conclusão do atendimento atual. Dessa forma, assim que o colaborador ficar livre, uma nova chamada será dirigida para ele.

Vale destacar que só são transferidos aos atendentes os contatos bem-sucedidos. Já as chamadas não atendidas, na secretária eletrônica, ocupadas ou inexistentes não são encaminhadas. O que amplia os contatos realmente válidos.

No entanto, para o funcionamento adequado da solução, é preciso realizar a padronização do atendimento, de forma que o TMA não varie muito. Isso evita que o sistema faça a chamada e não haja profissionais livres no tempo previsto.

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Quais as vantagens do discador preditivo ao setor varejista?

No segmento varejista, a otimização do tempo de atendimento é um aspecto determinante para que a empresa consiga um contato bem-sucedido com o cliente e reduza custos operacionais do SAC.

Ao automatizar o processo de chamadas e encaminhamento, o discador preditivo cumpre com tais requisitos. Afinal, os atendentes dedicam mais tempo ao contato com o cliente e menos com tarefas repetitivas, como discagem e espera.

Logo, a redução de custos é uma consequência natural, devido ao aumento da produtividade e a otimização do tempo. Ou seja, menos profissionais conseguem atender às demandas da empresa.

Além disso, o sistema oferece vantagens para os gestores do setor de atendimento ao cliente da empresa de varejo. Uma vez que o discador preditivo mapeia e analisa a performance dos atendentes para direcionar as ligações.

Então, se houver uma mudança drástica no tempo médio de atendimento ou na taxa de sucesso, o gestor pode avaliar os motivos para tal.

Neste cenário, com chamadas inteligentes, atendentes mais dinâmicos e aumento da satisfação do cliente, a tendência é que as vendas cresçam.

Leia também: Como funciona o discador automático de chamadas para empresas?

Como implementar o discador preditivo?

Para automatizar as ações, gerar ganhos de produtividade e aumentar os resultados, conte com um sistema integrado que contenha o discador preditivo.

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Completo e totalmente integrado com diversos canais de comunicação, o sistema otimiza a operação e melhora a experiência do cliente. O OlosChannel permite mapear a jornada do consumidor e identifica os canais preferidos pelos clientes para uma abordagem mais assertiva.

O setor varejista tem grande potencial de crescimento com a implementação de tecnologias modernas e eficientes para a gestão do relacionamento com o cliente.

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