Como melhorar o atendimento ao cliente por telefone? Conheça os principais desafios

Saber como melhorar o atendimento ao cliente por telefone é um dos grandes desafios da atualidade, isso porque estamos lidando com um consumidor cada vez mais exigente, além da intensa competitividade entre as empresas.

Por esse motivo, é essencial contar com colaboradores especializados em questões de atendimento, suporte, vendas e outros setores que realizam a comunicação via telefone.

Segundo uma pesquisa da Microsoft Dynamics, cerca de 97% dos consumidores globais consideram que o serviço ao cliente é algo importante na escolha dos produtos, bem como a lealdade com a marca. 

Ou seja, saber como melhorar o atendimento também é uma maneira de conquistar a fidelização do público, potencializando os resultados de divulgação e o reconhecimento da sua empresa.

No artigo de hoje, conheça os principais desafios da atualidade no que concerne ao atendimento ao cliente por telefone e como superá-los, maximizando a experiência do seu consumidor. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Saiba como melhorar o atendimento ao cliente por telefone em tempos desafiadores

Quais são os principais desafios enfrentados pelos operadores nas ligações telefônicas?

Apesar do crescimento dos canais de comunicação online, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, o atendimento via telefone ainda é um dos preferidos entre os consumidores.

Conforme dados do relatório supracitado da Microsoft, cerca de 70% dos entrevistados utilizam ou já usaram o telefone como principal canal de atendimento ao cliente. 

Inclusive, em tempos de pós-pandemia da Covid-19, adotar novos processos de atendimento ao consumidor via telefone tornou-se algo obrigatório, já que o momento exige novas iniciativas das empresas.

No entanto, para melhorar a interação com o cliente por telefone, em primeiro lugar, é preciso conhecer quais são as problemáticas que precisam ser superadas. Entre as principais, destacam-se:

  • Consumidores irritados e estressados com o atendimento;
  • Informações de cadastro, serviço e problemas desencontrados ou desatualizados;
  • Alto tempo de espera dos clientes;
  • Falta de personalização do atendimento.

Saiba também: Ferramenta de atendimento ao cliente omnichannel: conheça a importância para a retomada dos negócios

5 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente por telefone

Ao conhecer as problemáticas relativas ao atendimento ao cliente, é possível incorporar algumas estratégias que ajudam a melhorar a experiência de comunicação

Com isso, o relacionamento da marca com o público é aprimorado, algo que faz a diferença para a fidelização dos consumidores.

A seguir, conheça algumas dicas práticas de como melhorar o atendimento ao cliente por telefone.

1 – Tenha profissionalismo

É importante atender o cliente com profissionalismo, cordialidade e, principalmente, empatia. Se coloque no lugar do consumidor e esteja disponível totalmente para ajudá-lo. 

Sabemos que muitas pessoas podem ficar estressadas devido a problemas com o serviço ou produto, porém, é fundamental manter o respeito.

2 – Minimize os ruídos

Os ruídos podem atrapalhar muito a comunicação via telefone, prejudicando o entendimento por parte dos clientes, bem como o atendimento.

Por esse motivo, vale a pena adotar estratégias para minimizar esses ruídos, seja em questão de infraestrutura técnica ou mesmo com a adoção de tecnologias que diminuam as falhas de comunicação.

3 – Fale no ritmo certo

O atendimento via telefone deve seguir uma cadência de comunicação. Já que os clientes estão ouvindo as informações, é importante falar no ritmo certo, nem muito acelerado, nem muito lentamente.

Além disso, jamais atropele o seu consumidor, o escute e entenda exatamente qual o problema para que você consiga apresentar soluções apropriadas.

4 – Peça feedback

O feedback é uma maneira de verificar se o atendimento foi satisfatório para os clientes. Por esse motivo, lembre-se de pedir a opinião dos consumidores ao final da conversa.

Com essas informações, é possível implementar constantes melhorias no processo de atendimento, tornando essas iniciativas mais atraentes e acertadas para o público.

5 – Capacite a sua equipe

Por fim, os atendentes devem ser capacitados constantemente para a comunicação por telefone. 

Sendo assim, faça treinamentos periódicos com toda a equipe, disseminando conteúdos sobre boas práticas de atendimento e outros assuntos pertinentes que sejam estratégicos para o seu negócio.

Veja também: Tecnologia no atendimento ao cliente: como atualizar os canais na estratégia de negócio

Melhore o atendimento ao cliente por telefone com o OlosChannel

Para saber como melhorar o atendimento ao cliente por telefone, é fundamental contar com tecnologias aprimoradas e inovadoras, como a OlosChannel!

Equipada com recursos de inteligência artificial, a nossa ferramenta omnichannel é capaz de identificar as necessidades dos consumidores e garantir a eficiência do atendimento.

Além disso, ela permite um gerenciamento mais estratégico por parte dos gestores, facilitando a análise de dados e embasando tomadas de decisões mais efetivas. 

Saiba como melhorar o atendimento ao cliente por telefone com a gente! Entre agora mesmo em contato com um de nossos especialistas.

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.