Como a tecnologia otimiza o atendimento receptivo de sua empresa?

Ao ligar para a empresa, o cliente deve ser recebido com um atendimento receptivo de qualidade, personalizado e humanizado. Esse procedimento é independente do objetivo do contato, como renegociações, dúvidas, compras, alterações, entre outros.

Neste sentido, a tecnologia tem contribuído imensamente para uma melhora no atendimento receptivo. No entanto, muitos serviços apresentam limitações difíceis de serem superadas e que prejudicam a experiência do consumidor.

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A seguir, entenda quais as diferenças entre o atendimento receptivo tradicional e o realizado por recursos inovadores.

Como funciona o atendimento receptivo tradicional?

Para facilitar o atendimento receptivo das empresas por meio da automação, foi desenvolvida a tecnologia da URA (Unidade de Resposta Audível). Apesar de benéfica quando comparada a modelos anteriores, a maior parte das soluções tem limitações.

Em geral, a URA funciona por meio de menus de atendimento. Provavelmente, você já entrou em contato com uma empresa que forneceu uma séries de opções e, após selecionar a desejada, foi encaminhado para outro menu.

Esse processo causa prejuízos à experiência do cliente. Devido ao excesso de menus, muitos clientes optam por falar com um atendente. No entanto, o encaminhamento é demorado e exige um elevado tempo de espera.

E quando o atendente finalmente atende, acontece outro problema. Ele não sabe os dados do cliente, o motivo do contato e tudo o que foi relatado anteriormente. Dessa forma, o consumidor precisa repetir as informações pessoais e o objetivo da ligação.

Assim, mesmo que o contato atenda à necessidade inicial do cliente e resolva a demanda, existem diversos problemas. O que impacta a satisfação do consumidor e prejudica a experiência. Os resultados são desastrosos:

  • Cliente fica irritado com a empresa;
  • Atendente e cliente perdem tempo;
  • Alto custo para operação;
  • Tempo médio de atendimento (TMA) alto.

Esse cenário exige uma atualização das tecnologias usadas, principalmente, com foco na melhoria da experiência do cliente.

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Como é feito o atendimento receptivo com soluções modernas?

Para proporcionar uma experiência inédita no atendimento receptivo, é necessário contar com tecnologia inovadora e moderna.

O Olos Receptivo, função de atendimento receptivo do OlosChannel, permite facilitar e automatizar este processo. Com isso, é possível programar ações estratégicas específicas e personalizadas de acordo com o perfil do cliente.

Em um passo a passo, o atendimento pode ser resumido da seguinte forma:

  • Ao entrar em contato, o cliente informa o CPF ao agente digital, podendo falar ou digitar;
  • O agente pede que o cliente informe o motivo do contato;
  • Usando inteligência artificial, o sistema entende a solicitação e pergunta se o cliente deseja executar a ação por meio do sistema ou entrar em contato com um atendente humano;
  • Caso opte por falar com um atendente, o cliente é informado o tempo de espera até o contato. Além disso, é sugerido um atendimento por canal auxiliar, como o WhatsApp;
  • Caso opte por continuar na linha e falar com o atendente, o profissional que atende já sabe quem é o cliente e a demanda dele, agilizando a resolução.

Portanto, a plataforma inovadora da Olos preza pela automação, rapidez do contato e diversificação dos canais para solucionar a questão.

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Benefícios do atendimento com o Olos Receptivo

Com o Olos Receptivo, a sua empresa resolve a demanda do cliente, melhora a experiência do consumidor e aumenta a possibilidade de retenção.

Outro diferencial é que, posteriormente, o sistema realiza uma auditoria de qualidade para verificar o nível de satisfação com o atendimento.

Entre os benefícios alcançados, vale destacar:

  • Flexibilidade de canais para atendimento;
  • Otimização no trabalho do atendente;
  • Redução do tempo de espera e de atendimento;
  • Diminuição dos custos operacionais;
  • Aumento da satisfação do cliente.

A Olos desenvolve soluções com tecnologias inovadoras, viabilizando não apenas a automação do atendimento, mas um suporte mais personalizado, ágil e inteligente aos clientes.

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