Como a qualidade no atendimento ao cliente afeta as finanças das empresas?

O novo comportamento do consumidor junto com a tecnologia faz com que a qualidade no atendimento seja determinante para que a empresa seja lucrativa e bem-sucedida.

A seguir, saiba como a qualidade no atendimento impacta os resultados financeiros da corporação e como melhorar esse aspecto.

Qual a influência da qualidade no atendimento nas finanças?

A consultoria McKinsey identificou que 70% das experiências de compra são baseadas em como o cliente é tratado. Portanto, o atendimento é um elemento essencial na consolidação das vendas.

Veja os aspectos que são influenciados pelo setor de atendimento e que podem resultar em benefícios para as finanças do negócio!

Leia também3 pilares fundamentais para qualidade no atendimento ao cliente

1. Fidelização de clientes

De acordo com a Harvard Business Review, a prospecção de novos clientes é entre 5 e 25 vezes mais cara do que reter os já existentes.

Por isso, a fidelização é fundamental para manter consumidores recorrentes e também gastar menos com a aquisição de novos clientes. Além disso, os consumidores satisfeitos apresentam um ticket médio mais elevado.

Mas, para fidelizar, a empresa precisa proporcionar uma boa experiência com qualidade no atendimento.

2. Promoção da marca

Apesar da tecnologia, a propaganda “boca a boca” ainda é muito importante para a marca. Afinal, a recomendação para amigos e conhecidos é indispensável para atrair novos clientes com uma impressão positiva sobre a empresa.

Conquistar clientes promotores da marca, portanto, contribui na consolidação da empresa e também em aumento das vendas.

Leia tambémQualidade no atendimento: como criar clientes promotores da sua marca?

3. Aumento do lifetime value

O lifetime value é uma métrica comercial indispensável. Trata-se do valor médio que o cliente gasta com produtos e serviços enquanto mantém um relacionamento com a marca.

Um LTV elevado indica uma boa qualidade no atendimento. Além disso, mostra que a empresa consegue se manter relevante ao cliente para um relacionamento mais duradouro e não apenas compras avulsas.

4. Melhora da produtividade

Para melhorar a qualidade no atendimento, é importante adotar recursos tecnológicos. Dessa forma, a empresa otimiza processos e promove um aumento da produtividade dos colaboradores. O que, indiretamente, impacta o faturamento.

5. Vantagem competitiva

Por fim, o atendimento, com eficiência, qualidade e personalização na abordagem, tem o potencial de diferenciar a sua marca das concorrentes. Assim, é possível conseguir vantagens competitivas e destacar no mercado.

Como melhorar a qualidade no atendimento?

Existem diferentes formas da empresa melhorar a qualidade no atendimento com investimentos direcionados e objetivos claros. Conheça três opções!

Treinamentos

Os treinamentos são indispensáveis às empresas que querem melhorar o atendimento ao público. Os colaboradores devem ser capacitados a lidar com as tecnologias, processos e valores do negócio.

Plataforma omnichannel

A adoção de uma plataforma omnichannel viabiliza que os clientes possam fazer contato por múltiplos canais, sem prejuízo da experiência.

A ferramenta também proporciona:

  • Personalização do atendimento;
  • Integração dos canais de contato;
  • Maior relevância e a assertividade dos contatos;
  • Mapeamento da jornada do cliente;
  • Melhora no relacionamento com o cliente.

Saiba mais: 5 motivos para implantar uma plataforma omnichannel

Agentes digitais

Os agentes digitais oferecem automação no atendimento ao cliente, promovendo rapidez e eficiência na resolução de demandas. O recurso executa funções de SAC, vendas e cobranças, com excelência, do início ao fim do processo, e sem intervenção humana.

Com isso, é possível diminuir o tempo médio de chamada, aumentar a produtividade dos atendentes e reduzir custos.

Conheça o OlosChannel

Para implementar as tecnologias adequadas na sua operação, melhorar a qualidade no atendimento e otimizar as finanças, conte com a Olos! Oferecemos soluções que atendem às demandas dos consumidores modernos, como a plataforma omnichannel e o agente digital exclusivo.

OlosChannel integra diversos canais: voz (discador e dac), URA, Agente Multimídia, SMS bot, Chatbot (Facebook Messenger, WhatsApp, Skype, Telegram etc), e-mail e outros. E ainda pode ser adaptado de acordo com o perfil do público-alvo.

Assim, é possível reunir os meios de comunicação, identificando as preferências dos clientes e os melhores canais para contato, sem prejuízo para a experiência. Outro benefício é a possibilidade de mapear a jornada e manter o histórico do relacionamento.

Além disso, a plataforma é associada à tecnologia Olos Web Interactive (OWI), que utiliza reconhecimento de voz e inteligência de dados para proporcionar o autoatendimento de forma efetiva.

Conheça o OlosChannel e saiba como as tecnologias podem agregar ao relacionamento com o cliente na sua empresa!

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