Atendimento personalizado: 5 dicas para aumentar as vendas com customer success

Atualmente, oferecer atendimento personalizado é essencial, já que os consumidores valorizam cada vez mais uma experiência diferenciada, com ofertas individualizadas, melhores serviços de relacionamento e suporte eficiente.

Nesse sentido, de acordo com pesquisa da Accenture, 44% dos entrevistados, em 33 países, responderam que dão preferência a compra de produtos em empresas que ofereçam uma experiência personalizada.

Além disso, segundo estudo da Forrester, as organizações que usam personalização aumentam suas vendas em pelo menos 15%, melhoram a receita em 10%, e tem 20% de aumento na receita por usuário.

Ainda de acordo com o levantamento CXTrends 2019, 69% das empresas dizem oferecer um atendimento personalizado, porém 75% dos clientes acreditam que essas organizações não oferecem um verdadeiro atendimento personalizado.

Esses dados ajudam a entender o papel do customer success para fidelização e retenção de clientes por meio de atendimento personalizado e boa jornada do consumidor, por exemplo.

Por isso, confira algumas práticas para o sucesso do cliente.

Conheça 5 práticas de atendimento personalizado para aumentar as vendas

1. Colete informações

O primeiro passo para uma estratégia de atendimento personalizado de sucesso é realizar pesquisas para obter o maior número de dados possíveis sobre os seus clientes.

Para isso, é necessário a contratação de uma empresa especializada ou utilizar algum programa de fidelidade, por exemplo, em que sua empresa entrega um benefício e, em troca, recebe informações valiosas sobre o consumo.

Na prática, pode ser uma promoção do tipo: “Cadastre-se e ganhe 10% de desconto”, em que nesse cadastro a organização pede dados essenciais para a estratégia de negócios.

2. Entenda as necessidades dos clientes

A partir das informações obtidas dos consumidores, é preciso estudá-las e avaliar as necessidades desses clientes.

Após esse estudo, chega o momento de dar o próximo passo sobre o atendimento personalizado.

3. Construir uma relação e humanizar a interação

Com as informações dos clientes e de um estudo sobre o perfil de comportamento, é hora de personalizar a comunicação de acordo com a preferência de cada cliente.

Para isso, uma plataforma de atendimento omnichannel permite entrar em contato com um cliente a partir de diversos canais de comunicação, no mundo voz e texto com serviço ativo, receptivo e blended, tanto por email, chat, telefone, whatsapp e mensagem de texto, por exemplo.

A partir disso, é possível disponibilizar uma série de recursos de atendimento ao cliente, fundamentais para o sucesso de uma empresa. Confira:

  • Personalização da comunicação, conforme análise da jornada
  • Realizar a integração de atendimento em múltiplos canais sem perder o histórico do atendimento
  • Disponibilizar inteligência de dados

A partir do uso da Inteligência de dados, por exemplo, é possível avaliar como melhorar o atendimento e trabalhar para garantir a melhor personalização e experiência ao cliente.

4. Conhecer bem os serviços ou produtos oferecidos

Outra demanda fundamental para o customer success é que o atendimento tenha total conhecimento sobre os produtos ou serviços ofertados pela empresa.

Para isso, é importante investir em treinamentos, capacitação, workshops e todos os tipos de atividades que promovam o domínio completo sobre os produtos ou serviços de uma empresa.

Afinal, o desconhecimento do próprio produto em um atendimento gera desconfiança e insatisfação do consumidor.

5. Promover uma experiência omnichannel

Por fim, para obter êxito em todos os passos sobre atendimento personalizado citados acima, é essencial promover a experiência omnichannel.

A partir disso, é possível disponibilizar uma série de recursos de atendimento ao cliente, fundamentais para o sucesso de uma empresa. Confira:

  • Personalização da comunicação 
  • Projetar mensagens com o mesmo tom em diversos canais 
  • Realizar a integração de atendimento em múltiplos canais
  • Disponibilizar métricas de desempenho

A partir de métricas de desempenho, por exemplo, é possível avaliar como melhorar o atendimento personalizado e trabalhar para garantir sempre a melhor experiência ao cliente.

Conte com a Olos para implementar a plataforma omnichannel em sua empresa

Nesse sentido, a Olos Tecnologia tem expertise e soluções consolidadas para fornecer atendimento personalizado e humanizado às empresas de diferentes segmentos.

As soluções da Olos Tecnologia ainda viabilizam uma operação 100% remota e promovem as atividades de atendimento ao cliente sem interrupção. Confira:

  • OlosCloud: plataforma Olos em nuvem, totalmente segura, escalável, com rápida implantação e acesso simplificado, para atendimento ao cliente disponível por meio de link de internet, que oferece a possibilidade de trabalho remoto.
  • Discador Preditivo: otimiza os processos de ligação telefônica, prevendo o momento adequado para o fim de uma ligação e já efetuando diversas chamadas simultaneamente. Vale lembrar que o discador preditivo da Olos tem o melhor desempenho do mercado e, inclusive, faturou o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.
  • Sistema receptivo: permite a automação do atendimento receptivo para acelerar o processo de atendimento, a resolução de demandas e reduzir o tempo de chamada.
  • Agentes Digitais: automatizam diversos tipos de operações de atendimento ao cliente, via telefone, chat, site e outros canais de forma inteligente, como se fosse um ser humano.
  • Olos FastFlow: o agente digital instantâneo permite automatizar o sistema de cobrança de maneira rápida e simples, otimizando os processos e facilitando o acerto de pendências financeiras. Além disso, a plataforma possui instalação ágil.
  • OWI (Olos Web Interactive): a plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, do início ao fim do processo, sem necessidade de operadores humanos.
  • OlosChannel: plataforma omnichannel que reúne todos esses canais e muito mais, como atendimento receptivo, redes sociais, bots, e-mail, entre outros em um só lugar.

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