6 estratégias para garantir a excelência no atendimento ao cliente e melhores resultados

Uma das estratégias mais úteis para aumentar os lucros dentro de uma organização é definir um plano focado na excelência no atendimento ao cliente.

Veja também: Conheça os principais pilares da qualidade de atendimento ao cliente

Para se ter ideia do tamanho da importância desse foco, uma pesquisa da Microsoft apontou que 60% dos consumidores declararam já ter parado de fazer negócios com uma marca após um contato insatisfatório. 

Segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente para 2020, quase 50% dos clientes mudariam para outra empresa após uma experiência ruim. O número sobe para 80% caso aconteça uma nova experiência desagradável.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aprender boas táticas para atender bem aos consumidores. Confira: 

Conheça 6 caminhos para chegar na excelência no atendimento ao cliente

Use os dados

O Relatório de Tendências da Experiência do Cliente apontou também que 76% das pessoas esperam algum tipo de personalização no suporte

Isto mostra que esses consumidores aceitariam que as companhias utilizassem seus dados para oferecer comunicações mais direcionadas e coerentes com seu perfil. 

Esse número só reforça a necessidade das empresas aprenderem a utilizar as informações dos clientes – como método de contato preferido e o histórico de compras, por exemplo –, para melhorar a experiência do consumidor.

Tenha uma equipe capacitada

O mesmo estudo apontou que a existência de profissionais capacitados no setor de suporte e da experiência do cliente é importante para o aumento dos lucros.

Um total de 63% das empresas inauguradas entre 2014 e 2019 tinham maior propensão a contar com um líder com vivência em trabalhos com foco nos clientes do que os empreendimentos mais antigos.

Leia mais: 5 principais obstáculos de como melhorar a experiência do cliente

Aposte em inteligência artificial

A AI (artificial intelligence) vem crescendo a passos largos no mundo dos negócios. De acordo com levantamento recente da Gartner apontou que o número de organizações que implementaram essa tecnologia subiu de 4% em 2018 para 14% em 2019.

Para atender os clientes, o uso da inteligência artificial é uma alternativa interessante. Serviços que permitam o autoatendimento e o uso de bots são opções que possibilitam ao público uma boa jornada na relação com as marcas.

Foque em uma comunicação eficiente

Para a assistência aos clientes, a comunicação precisa ser eficiente. Os consumidores querem que seus problemas e reclamações sejam ouvidos e que suas demandas atendidas o quanto antes.

Para isso, as organizações precisam investir em um suporte qualificado. Todo o processo de conversação precisa ser claro e contínuo, não apresentando quedas nas ligações, por exemplo.

Tenha uma plataforma omnichannel

O uso de uma plataforma omnichannel é um diferencial na área da experiência do consumidor

Com esse tipo de sistema, é possível melhorar a qualidade das ligações, personalizar o relacionamento com os clientes e reduzir os custos da operação.

Agente digital

Essa solução permite o atendimento dos clientes por meio de um processo automatizado com operação full time

Com essa ferramenta com reconhecimento de voz, podem ser realizados atendimentos ativos e receptivos sem a necessidade de um agente humano. Assim, o tempo de chamada é otimizado e a produtividade dos atendentes aumenta.

Garanta a excelência no atendimento ao cliente com o Olos Channel

Para atingir com facilidade uma excelência no atendimento ao cliente, a plataforma OlosChannel, da Olos, é uma opção interessante. Esse sistema conta com agente digital integrado, permite o foco na inteligência de dados e na experiência do cliente

A solução permite que a sua empresa faça atendimento, cobranças ou vendas com um único software. Isso ajuda a diminuir os custos e aumentar a produtividade de forma simultânea.

O OlosChannel permite um mapeamento de toda a jornada do cliente. Assim, é possível ter acesso a todo o histórico de interações com a marca e fazer uma comunicação personalizada com os consumidores. Quer saber mais? Entre o contato conosco e marque uma demonstração.

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