6 curiosidades sobre voz ip que você precisa saber

A tecnologia de voz ip é uma solução que permite usar a rede de internet para fazer ligações. O que serve para substituir o modelo de telecomunicação tradicional que depende das operadoras. Apesar de já existir há algumas décadas, o recurso tem ganhado destaque nos últimos anos.

Inicialmente, a telefonia por voz ip enfrentava barreiras como o acesso limitado à internet e conexões ruins. No entanto, a superação desses desafios fez com que a tecnologia fosse cada vez mais adotada em empresas de diferentes segmentos.

Leia também5 motivos para implantar uma plataforma omnichannel

Por que optar pela telefonia ip na empresa?

Após entender que a telefonia ip consiste em um serviço de comunicação pela internet, é preciso compreender a importância do sistema. São diversos os benefícios relacionados com a tecnologia que tornam essa solução cada vez mais comum nas empresas. Veja:

  • Redução dos custos com telefonia e comunicação;
  • Maior integração entre os departamentos, unificando a comunicação e facilitando as interações;
  • Flexibilidade e mobilidade dos profissionais, que atuam externamente, em eventos, entre outras situações;
  • Agilidade na comunicação devido à versatilidade de uso da telefonia ip;
  • Maior produtividade das equipes por melhorar a comunicação entre as áreas e as pessoas.

Desta forma, são diversos os motivos que fazem com que a telefonia por voz ip seja vantajosa para as empresas. O que aumenta consideravelmente a escolha pelo sistema.

Apesar disso, a tecnologia ainda não é vastamente divulgada. Assim, surgem uma série de curiosidades sobre o tema.

6 curiosidades sobre voz ip

A seguir, esclarecemos as principais curiosidades sobre o sistema de voz ip, também chamado de VoIP. Em geral, as dúvidas incluem desde o modo de funcionamento da tecnologia até se os benefícios anunciados são reais. Conheça!

1. Redução de custos nas contas de telefone

Com a telefonia ip, a comunicação é realizada pela rede de internet. Um meio muito mais barato do que as chamadas telefônicas tradicionais que possuem altas taxas. O VoIP funciona com aparelhos no mesmo provedor. O que, em geral, reduz custos com comunicação interna.

Em alguns casos, no entanto, os clientes e fornecedores também podem optar pelo sistema, diminuindo ainda mais os custos. De acordo com o uso da solução e os gastos atuais, a economia com telefonia pode chegar a 80% do valor atual.

2. Facilidade de instalação

Para utilizar o VoIP, é necessário contar com uma parceira especializada para instalação e suporte. Ainda assim, há grande facilidade no processo.

Isso porque é possível usar a rede atual de internet da empresa, utilizar adaptadores para transformar telefones analógicos em digitais e aproveitar parte do sistema já instalado.

3. Como as ligações são feitas

As ligações de VoIP são feitas usando a internet de forma que os dados são encaminhados pela rede de computadores, em vez dos cabos de telecomunicações. Os dados são transformados em bits e decodificados no destino. O que viabiliza a comunicação em tempo real, independentemente da distância.

Leia tambémComo evitar interrupções na comunicação da sua empresa?

4. Simulador

Na telefonia ip, as empresas usam o simulador por meio de um software, chamado de Softphone, instalado no computador. Com isso, o sistema funciona como um simulador de aparelho telefônico, permitindo a comunicação.

5. Versatilidade de uso

A voz ip ainda oferece diversos tipos de aplicações e usos. Uma vez que o softphone pode ser instalado em diferentes dispositivos, como computadores, notebooks, smartphones ou tablets. Além disso, a tecnologia possibilita a comunicação por chamada de áudio ou por vídeo.

6. Segurança

A comunicação é muito mais segura pelo sistema VoIP. Por meio dele, os dados são transformados e transmitidos pela nuvem e os sistemas conseguem realizar a criptografia desses dados. Isso é importante para reduzir as chances de serem interceptados ou acessados.

A tecnologia de voz ip proporciona vários benefícios, como vimos. Mas, para que eles sejam alcançados, é essencial contar com uma parceira experiente.

Para atender a essas demandas, conte com o OlosChannel. Trata-se de uma plataforma de voz omnichannel que inclui telefonia na nuvem (voz ip), inteligência de dados, recursos de monitoramento e relatórios completos. Tudo para melhorar a gestão de telecomunicações da sua empresa.

Quer saber mais sobre o OlosChannel? Entre em contato e solicite uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta