4 dicas para solucionar os principais desafios do atendimento ao cliente

Garantir a qualidade no atendimento e viabilizar a escalabilidade operacional é um dos grandes desafios da área de atendimento ao cliente. Para superá-los, é importante que os gestores fiquem atentos às tendências e novas tecnologias.

De fato, as chances de retenção e fidelização estão diretamente associadas à experiência proporcionada. Ainda assim, muitos profissionais têm dúvidas sobre as principais estratégias que tornam a jornada de compra mais satisfatória.

Para ajudá-lo no desafio de otimizar a operação e obter melhores resultados, destacamos, a seguir, quatro soluções fundamentais.

1. Multicanalidade

multicanalidade significa que a companhia está disponível em diversos canais e plataformas. Tanto offline, como telefone, quanto online, como chats, WhatsApp, redes sociais e outros. Nesta estratégia, os canais da empresa são complementares e permitem que o cliente alterne entre eles sem prejuízo na experiência.

Esse recurso é importante para atender às novas demandas dos consumidores. Desta forma, esperam que o atendimento ao cliente esteja disponível e seja eficiente em diferentes canais.

Com isso, é possível entrar em contato pelo meio mais adequado às necessidades do consumidor em determinado momento.

Leia tambémComo mapear a jornada do cliente e aumentar a satisfação de sua marca

2. Dados do cliente

Para superar os atuais desafios do atendimento ao cliente, também é essencial que as empresas atuem na coleta e tratamento dos dados. O relatório global “Customer Experience Benchmarking” da Dimension Data revelou informações que comprovam essa tendência. Confira:

  • Análise do cliente é o 2º fator mais importante para melhorar a experiência do consumidor e deve alcançar o primeiro lugar nos próximos anos;
  • 48% das empresas têm sistemas analíticos. Mas apenas 36% afirmam usar sistemas mais completos de análise de dados;
  • 42% dos entrevistados afirmam que os softwares usados para análise de dados não atendem às necessidades atuais da empresa.

Portanto, o investimento estratégico e tecnológico em análise de dados dos clientes é uma demanda urgente. Assim, as empresas vão se tornar capazes de personalizar o atendimento e antecipar as preferências dos consumidores. O que vai resultar em mais competitividade e melhores resultados.

3. Métricas de atendimento ao cliente

Além de analisar os dados dos clientes, é importante que as companhias também avaliem o desempenho dos operadores. Para isso, é necessário monitorar as métricas de atendimento ao cliente. Tudo com o objetivo de compreender as próprias limitações da equipe durante a jornada do cliente.

Então, com as métricas e os indicadores de desempenho, os gestores conseguem identificar os pontos fortes e fracos da estratégia de relacionamento. Com isso, otimizam e testam novos processos que viabilizem um melhor desempenho.

Também é possível treinar os colaboradores para aumentar a qualidade no atendimento e proporcionar a satisfação do cliente.

4. Tecnologia especializada

Por fim, outro aspecto relevante para superar os desafios do atendimento ao cliente está no investimento em tecnologia especializada. Neste cenário, é fundamental contar com soluções inovadoras, como o OlosChannel.

A ferramenta foi desenvolvida com foco em fornecer uma ótima experiência do cliente com a sua marca. Seja para os setores de atendimento, cobrança ou vendas, você encontra tudo o que precisa em um único software. Assim, você tem desde uma plataforma omnichannel até uma solução exclusiva de agente digital.

OlosChannel integra diversos canais de comunicação: e-mail, telefone, WhatsApp, Skype, chat, Facebook e muito mais! Isso facilita os contatos com o cliente unificando os canais de atendimento, sem perder nenhuma informação. O que torna a experiência mais fluida.

Outro grande destaque da plataforma é a tecnologia avançada de inteligência de dados. Este recurso coleta informações e interpreta seu mailing, distribuindo-o para os canais mais assertivos de acordo com as preferências do consumidor.

Além disso, o OlosChannel pode ser personalizado de acordo com as suas necessidades. Com isso, você aproveita o melhor do software na sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma visita demonstrativa.

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta