3 dicas para melhorar a qualidade no atendimento do suporte

As novas tecnologias resultaram em mudanças substanciais na condução dos negócios e influenciaram também o comportamento dos consumidores. Com isso, desenvolver estratégias para melhorar a qualidade no atendimento do suporte é essencial para fidelizar clientes e aumentar a rentabilidade da marca.

Atualmente, as soluções que proporcionam uma melhor experiência do cliente estão relacionadas com a tecnologia. Conheça três delas a seguir!

1. Soluções help desk

As soluções no atendimento do suporte chamadas de help desk são aquelas emergenciais. Servem para atender solicitações urgentes dos consumidores e esclarecer dúvidas sobre o processo de compra. Podem ser destacadas duas estratégias nesta categoria:

  • FAQ: Também conhecidas como perguntas frequentes. Trata-se, normalmente, de um guia com os problemas recorrentes na jornada de compra. Dessa maneira, o consumidor pode esclarecer a dúvida sem precisar entrar em contato com a marca;
  • Chat: O chatbot utilizando inteligência artificial se tornou mais comum como uma opção de atendimento emergencial. Ele não precisa de um atendente humano por trás e é capaz de resolver demandas mais básicas dos clientes. O que reduz o tempo de atendimento.

Ambas as estratégias devem ser desenvolvidas considerando os problemas recorrentes dos clientes. Mas isso não exime a necessidade de revisão dos processos, com o objetivo de torná-los mais fluidos.

2. Inteligência de dados

Hoje em dia, outra demanda importante para melhorar a qualidade no atendimento do suporte é investir em inteligência de dados. O que é possível, principalmente, usando as informações geradas pela própria base de clientes da sua empresa.

A inteligência de dados consiste na captação, tratamento, processamento e armazenamento dos dados. No entanto, executar essas tarefas de maneira ágil e com qualidade exige o uso de um software de relacionamento específico.

Ao colocar essas etapas em prática, a sua empresa consegue identificar informações importantes sobre os próprios processos. Por exemplo:

  • Desafios mais comuns na jornada de compra;
  • Perfil do público-alvo;
  • Preferências dos consumidores sobre canais de atendimento;
  • Capacidade de resolução dos problemas usando os atuais processos;
  • Tendências de atendimento e relacionamento com o consumidor.

Quando processados corretamente, os dados revelam informações úteis sobre a operação do atendimento e suporte ao cliente. Com isso, os gestores podem desenvolver melhorias estratégicas, que impactem realmente a experiência do consumidor.

Ler tambémComo a inteligência de dados impacta sua estratégia de comunicação?

3. Atendimento omnichannel

COs consumidores possuem acesso a uma grande variedade de fontes e canais de comunicação. Por exemplo: telefone, e-mail, redes sociais, aplicativos, SMS e outros. É importante que a sua empresa identifique quais são os mais relevantes para a base e desenvolva ações alinhadas com o perfil do público.

Então, não adianta manter o atendimento exclusivamente pelo telefone se muitos clientes têm buscado contato via WhatsApp. Ter uma comunicação omnichannel significa estar presente nesses diversos canais. Além disso, ajuda a proporcionar uma experiência integrada para melhorar a qualidade no atendimento do suporte.

Como o Olos Channel aumenta a qualidade no atendimento?

Com o objetivo de reduzir o tempo de atendimento, otimizar processos internos e oferecer uma experiência melhor ao cliente, você precisa contar com soluções tecnológicas.

OlosChannel é um software omnichannel que viabiliza a união dessas três estratégias para oferecer mais qualidade no atendimento e suporte ao consumidor. Ele permite a integração de todos os canais de comunicação, elevando o controle da jornada do cliente.

Além disso, a plataforma utiliza inteligência de dados para identificar o canal de atendimento de preferência do consumidor. O que torna as abordagens mais personalizadas e assertivas.

A ferramenta disponibiliza relatórios completos sobre atendimento, garantindo uma melhor tomada de decisão. Os gestores também têm todas as funcionalidades de autoatendimento disponíveis, como URA, chatbot e agente digital, que reduzem o tempo de resposta e oferece autonomia ao consumidor.

OlosChannel ainda inclui monitoramento em tempo real das chamadas, gravador de chamadas e mais recursos para elevar o seu atendimento a outro patamar. Quer saber mais? Entre em contato e faça uma demonstração!

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