Sistema de cobrança: 6 benefícios de usar tecnologia omnichannel

A adoção de um sistema de cobrança eficiente é fundamental para reduzir a inadimplência da empresa e melhorar a saúde financeira do negócio, portanto ele deve ser moderno e estratégico.

Estima-se que atualmente mais de 12% das dívidas são resolvidas em negociações virtuais e a tendência é que esse percentual aumente com a maior difusão tecnológica.

De acordo com a Serasa Experian, em 2018, 48,8% dos inadimplentes afirmaram ter negociado dívidas por meio de canais digitais. No mesmo ano, o estudo do Instituto GEOC revelou que mais de 80% dos devedores que utilizaram esses canais aprovaram o método.

Dada essa tendência, confira a seguir porque investir em um sistema de cobrança moderno e usando a tecnologia omnichannel.

Leia mais: Como facilitar a cobrança digital com tecnologia omnichannel?

Por que investir um sistema de cobrança omnichannel?

O sistema de cobrança omnichannel e com agente digital garante uma série de benefícios à empresa, gestores e clientes. Conheça 6 vantagens da solução a seguir!

1. Diversificação dos canais de contato

A estratégia omnichannel baseia-se no atendimento integrado e fluído em diferentes canais. Dessa forma, o cliente pode iniciar o contato em um canal e ser transferido para outros de acordo com a conveniência.

Essa solução garante que o consumidor possa selecionar o canal que se sente mais confortável, o que favorece as chances de a interação ser bem sucedida.

2. Automatização do processo

O agente digital é uma tecnologia que permite que o cliente tenha mais autonomia no momento da negociação, sendo que ele não restringe as possibilidades do consumidor, como parcelamento das dívidas.

A automação viabiliza que o sistema de cobrança esteja disponível 24 horas por dia, garantindo mais flexibilidade ao cliente.

Saiba mais: Saiba como automatizar a operação de atendimento com agente digital

3. Redução da inadimplência e dos atrasos

Como visto pelas pesquisas, muitos clientes já têm usado as soluções de autoatendimento para fazer a negociação de dívidas.

Esse recurso reduz a inadimplência e atrasos ao dispor de funcionalidades para lembrar o cliente sobre o vencimento e dar opções diretas para pagamento ou alterações de dados cadastrais.

4. Melhoria no relacionamento com o cliente

A adoção de um sistema de cobrança mais moderno e eficaz impacta diretamente na percepção do cliente a respeito da marca, pois torna a tarefa mais prática e eficaz.

Atualmente, a satisfação no relacionamento com o cliente é influenciada pelas facilidades disponíveis nos processos de compra e comunicação com a marca, aspectos favorecidos pelo sistema de cobrança omnichannel e agentes digitais.

5. Redução de custos operacionais

Uma das principais vantagens dessas tecnologias de atendimento ao cliente refere-se à redução de custos operacionais que favorece a empresa.

A execução das tarefas de cobrança e atendimento tornam-se menos dependentes de atendentes humanos, o que garante uma redução da mão de obra contratada sem afetar a qualidade do atendimento ao consumidor.

Veja ainda: 3 dicas para redução de custos na empresa de cobrança

6. Relatórios mais completos

Os sistemas automatizados de atendimento, como a plataforma omnichannel ou o agente digital, fornecem relatórios completos sobre todas as ações realizadas, desde lembretes de pagamentos até negociações efetivas, identificando contatos bem-sucedidos, canais mais usados, taxa de sucesso e outros.

Essas informações são valiosas para o aprimoramento da estratégia e do sistema de cobrança, pois garante que os gestores recebam dados mais completos sobre todos os processos realizados e o sucesso de cada um deles.

Saiba também: Atendente virtual: como implantar uma cobrança digital na sua empresa?

Como adotar a tecnologia omnichannel na empresa?

Para adotar um sistema de cobrança omnichannel e agente digital, a empresa deve avaliar companhias que fornecem esse tipo de tecnologia e também que sejam confiáveis e tenham experiência na área de telecomunicações.

A Olos Tecnologia é uma empresa especializada em soluções para contact center, contando com uma ampla gama de soluções personalizadas e exclusivas.

Entre as ferramentas da empresa está o OlosChannel, uma plataforma omnichannel que pode ser integrada com outras soluções, como URA personalizada e agente digital.

Entre as vantagens do OlosChannel destaca-se a automação de processos, personalização da configuração, integração com outras ferramentas e inteligência de dados.

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