Entenda como a tecnologia omnichannel ajuda a revolucionar empresas do varejo

A tecnologia omnichannel já é uma realidade no setor varejista com a ampliação do uso de recursos digitais pelos consumidores em todas as faixas etárias e econômicas.

Dessa forma, as empresas do varejo que almejam manter a relevância diante dos consumidores e melhorar resultados precisam investir em novas tecnologias, incluindo o omnichannel. Saiba mais a seguir!

Leia também:Como a comunicação omnichannel ajuda a aumentar as vendas?

Qual a importância da tecnologia omnichannel?

De acordo com umapesquisa da Accenture, os consumidores que têm uma experiência de compra omnichannel gastam cerca de 37% a mais do que os clientes de empresas com canais únicos.

Já um estudo daCapgemini mostrou que 46% dos varejistas acreditam que a tecnologia digital vai transformar as formas de fazer negócio. Ainda assim, apenas 36% delas estão preparadas com estratégias que abarcam essas mudanças.

Portanto, o cenário que se desenha é de alto potencial de uso da tecnologia omnichannel. Mas, por enquanto, houve uma adesão insuficiente por parte das varejistas até o momento. Ou seja, se a sua empresa investir na solução, ganhará um diferencial competitivo em relação à sua concorrência.

Veja mais: Como identificar o momento certo de implementar uma plataforma omnichannel?

4 benefícios da tecnologia omnichannel no varejo

Como citamos, o omnichannel voltado ao varejo apresenta diversos benefícios que se refletem em toda a estrutura do negócio, desde a inteligência competitiva até o lucro. Conheça as vantagens mais relevantes desse investimento:

1. Melhora a coleta de dados

Com a integração dos canais proporcionada pela tecnologia omnichannel, as empresas aprimoram a coleta de dados. Dessa forma, tem mais informações e dados relevantes para trabalhar.

O uso dos dados na estratégia comercial é um aspecto determinante na competitividade e assertividade das soluções atualmente. Essa melhoria tem potencial para afetar diretamente a experiência de compra dos clientes.

2. Reduz custos operacionais

Os maiores custos operacionais relacionados ao atendimento no setor varejista se devem a uma baixa taxa de resolução de demandas, à ausência de personalização e à falta de eficiência das soluções adotadas.

Como a tecnologia omnichannel aumenta a capacidade de atendimento, é possível melhorar diversos indicadores, como:

3. Fortalece a experiência do cliente

A experiência do cliente deve ser o foco de qualquer varejista que deseja crescer e consolidar a sua atuação.

O omnichannel personaliza a experiência de compra. O que promove uma melhoria direta na percepção do cliente sobre a marca e nas chances de retenção e fidelização.

Saiba mais: O que considerar para uma estratégia omnichannel de sucesso?

4. Aumenta as vendas e o lucro

O aumento das vendas e, consequentemente, dos lucros se deve à maior disponibilidade de canais para que o cliente feche negócio ou esclareça dúvidas sobre o processo de compras. O que reduz a taxa de abandono de carrinho.

Além disso, ao fidelizar clientes, a empresa garante a redução dos custos de aquisição de clientes (CAC) e o aumento do ticket médio.

Como adotar a plataforma omnichannel na sua empresa de varejo?

A implementação da tecnologia omnichannel no varejo pode ser realizada por meio de uma plataforma específica. Trata-se de uma ferramenta que viabiliza a disponibilidade de canais, o atendimento integrado e uma experiência mais fluida.

Com o OlosChannel, é possível personalizar a configuração da ferramenta de acordo com a jornada de compra dos clientes.

As soluções são integradas, o histórico de relacionamento do cliente é centralizado e facilmente acessado pelos atendentes. O que garante uma experiência mais ágil e personalizada.

Outro diferencial do OlosChannel é a análise de dados que permite que a ferramenta identifique o canal de preferência do cliente com base no histórico dele.

Por fim, a emissão de relatórios completos e personalizados garante que os gestores tenham um controle total dos processos, podendo desenvolver melhorias na experiência do cliente e nas vendas.

Quer saber mais sobre a tecnologia omnichannel da Olos?Conheça tudo sobre o OlosChannel e solicite uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta