EnglishPortuguêsEspañol

Aproveite a leitura!

O marketing conversacional é uma tendência nas estratégias de atendimento e relacionamento com o cliente, mas ainda não é amplamente conhecido, fazendo dele uma verdadeira oportunidade de diferenciação da marca.

Conhecido também como marketing de conversação, a estratégia visa a personalização de diálogos com os consumidores para auxiliá-los na jornada de compra.

A ideia é que a humanização do atendimento deve ser baseada na qualidade e prontidão das soluções e não necessariamente no atendente humano. A solução pode ser implementada por meio dos chatbots devido ao avanço da inteligência artificial.

Saiba mais: 5 erros no uso de autoatendimento com chatbots

Quais os benefícios do marketing conversacional?

As boas expectativas com a estratégia devem-se às amplas vantagens promovidas pelo marketing conversacional. Conheça as principais a seguir!

1. Automação de atendimento

Um dos principais fundamentos do marketing conversacional é utilizar a tecnologia para promover a automação do atendimento, garantindo agilidade e rapidez no suporte ao cliente.

Com essa solução garante-se ainda o cumprimento adequado do timing da jornada do cliente, evitando que a demora no suporte faça com que a oportunidade de venda esfrie.

2. Interação personalizada

Como visto, mesmo utilizando ferramentas de automação, a comunicação com o cliente continua personalizada, pois a tecnologia viabiliza que os agentes digitais avaliem as interações anteriores e ações realizadas pelo cliente.

Dessa forma, em vez de indicar todas as soluções disponíveis, a tecnologia já sugere aquela que, provavelmente, será a necessária. 

3. Comunicação no canal de preferência do cliente

O marketing conversacional pode ser incorporado à estratégia de comunicação omnichannel, diversificando os canais de comunicação que podem ser usados.

Ainda que o chatbot seja um dos mais comuns atualmente com a tecnologia, o agente digital pode conduzir atendimentos personalizados por outros canais, como pelo telefone.

Leia também: Como a comunicação omnichannel aumenta a qualidade no atendimento?

4. Mapeamento da jornada do cliente

Com a estratégia, a empresa consegue dar suporte a toda a jornada de compra do cliente, auxiliando no avanço do funil de vendas devido uma comunicação mais adequada ao momento no qual ele se encontra.

Esse suporte especializado garante mais eficácia no mapeamento da jornada do cliente, auxiliando os gestores a identificar as mudanças no comportamento nas diferentes etapas.

Saiba mais: Como adaptar sua comunicação à jornada de compra do cliente B2B?

5. Experiência do cliente

Todas essas vantagens refletem-se em uma experiência mais completa e satisfatória ao cliente, pois garantem um atendimento realmente humanizado ainda que não ocorra por meio de atendentes humanos.

6. Fidelização dos consumidores

A retenção e fidelização dos consumidores é resultado da boa experiência proporcionada na jornada de compra por meio dos atendimentos personalizados e agilidade na resolução de demandas.

Com essa imagem positiva da empresa, o cliente fica mais propenso a relacionar-se futuramente com ela, o que garante um retorno financeiro de longo prazo com aquele consumidor.

Leia ainda: 5 tecnologias para aumentar a fidelização de clientes nas empresas

Como desenvolver a estratégia acertadamente?

Devido aos benefícios apresentados anteriormente que fazem com que o marketing conversacional proporcione um diálogo engajador e melhor experiência ao consumidor ele garante a geração de melhores resultados à marca.

Para adoção dessa estratégia e obtenção das vantagens esperadas é essencial que haja uma integração adequada entre planejamento e ferramentas.

O OlosChannel, plataforma omnichannel da Olos Tecnologia, é uma ferramenta que viabiliza o marketing conversacional por dispor de funcionalidades como múltiplos canais de atendimento, inteligência de dados, automação de processos e integração com recursos como agente digital e URA.

Veja também: Saiba como automatizar a operação de atendimento com agente digital

Todas essas funções do OlosChannel garantem que a estratégia de marketing conversacional seja realmente personalizada e automatizada, gerando resultados à empresa.

Quer saber mais como modernizar sua estratégia de atendimento? Conheça o OlosChannel aqui!

Compartilhar

Cadastre-se em nossa newsletter

Mais matérias