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Os gestores responsáveis pelo atendimento ao consumidor estão sempre em busca de estratégias de como fidelizar clientes no varejo, garantindo a satisfação do público e também a eficiência dos processos.

Atualmente, uma das principais inovações da área é o agente digital. Trata-se de uma tecnologia para automatizar o atendimento via telefone, chat, site e outros canais de forma inteligente, semelhante à experiência de contato com um atendente.

Para garantir o melhor desempenho da solução, os agentes digitais utilizam mapas mentais, dicionários semânticos e inteligência de dados. Assim, além de propiciar um bom atendimento, a tecnologia se aprimora conforme o uso e melhora ainda mais a experiência do cliente.

A seguir, saiba como fidelizar clientes no varejo usando os agentes digitais e conheça os diferenciais da tecnologia.

Leia também:Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?

3 dicas de como fidelizar clientes no varejo

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, ao mesmo tempo, a competitividade no varejo cresce rapidamente. Esse cenário demanda investimentos assertivos por parte dos gestores na experiência do consumidor. Veja as principais estratégias de como fidelizar clientes no varejo. 

1. Mapeamento da jornada de compra

A fidelização dos clientes depende de uma experiência satisfatória e alinhada com o que o consumidor espera da marca. Dessa forma, tanto o produto quanto o serviço em si devem ter qualidade, assim como o próprio relacionamento da marca com o consumidor. 

Para ter um relacionamento eficiente e assertivo, é preciso mapear os diversos estágios da jornada de compra. Com isso, as empresas conseguem entender as expectativas do consumidor em cada fase e podem fazer contatos mais relevantes, com maiores chances de sucesso de evolução na jornada.

Neste cenário, as tecnologias ajudam a realizar o monitoramento da jornada de compra. E o agente digital se torna um facilitador do processo. Isso porque pode automatizar o atendimento em diferentes etapas, gerando uma série de benefícios, como:

  • Aumento da agilidade, eficiência e qualidade da comunicação;
  • Redução de custos da operação;
  • Maior produtividade dos atendentes;
  • Melhora da satisfação do cliente.

Saiba mais:Como planejar a jornada de compra do cliente B2C?

2. Personalização dos canais de atendimento

As tecnologias empregadas no agente digital garantem a personalização do atendimento ao consumidor. Como funciona isso? A partir da inteligência de dados, a solução faz a análise do histórico de relacionamento com o cliente para identificar o canal de preferência dele para determinada abordagem.

Quando a empresa entra em contato com o cliente pelo canal de preferência, já tem maiores chances de ser atendida e também de promover uma experiência diferenciada. Esse contato também colabora na abordagem, seja para uma negociação, venda, resolução de problema ou outras ações.

3. Agregue valor na oferta

Quando falamos no relacionamento B2C, as ações de como fidelizar clientes no varejo são ainda mais relevantes e dependem da experiência proporcionada em todos os contatos.

Dessa forma, ao compreender as preferências do consumidor e fazer uma análise do histórico, o agente digital pode fazer ofertas mais relevantes e que agregam valor à experiência do consumidor.

Leia também: 7 passos para otimizar a gestão da experiência do cliente

Como implementar o agente digital para melhorar a fidelização?

Após conhecer as estratégias de como fidelizar clientes no varejo usando agentes digitais, os gestores precisam implementar essas soluções na sua operação de atendimento.

O agente digital, desenvolvido pela Olos Tecnologia, utiliza recursos como mapas mentais, dicionários semânticos e inteligência de dados para ser mais completo e oferecer uma experiência personalizada aos clientes.

Além disso, a empresa disponibiliza o Olos Web Interactive (OWI), uma plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa que proporciona uma experiência digital responsiva sem necessidade de download do programa. 

A ferramenta é capaz de executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, entre outros, do início ao fim do processo, sem a necessidade de intervenção humana.

Além disso, o OWI é suportado no navegador e pode ser ativado via SMS, e-mail, notificações ou qualquer outra forma de link. Os principais benefícios da tecnologia são:

  • Personalização da experiência do cliente;
  • Análise de dados para identificar preferências do cliente;
  • Disponibilidade de diversos canais para atendimento;
  • Realização de diversas funções, como negociação, venda e coleta de dados;
  • Mensuração do tempo que o usuário ficou em cada atividade, suas escolhas, interações e muitos outros KPIs.

O Olos Web Interactive é uma das principais tecnologias que contribuem nas suas estratégias de como fidelizar clientes no varejo.Conheça mais sobre a solução e entre em contato conosco!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

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