Sistema de cobrança: estratégia omnichannel para melhorar resultados

As tecnologias que permitiram as mudanças no comportamento do consumidor também foram responsáveis por mais opções de interações entre marcas e clientes. Nesse cenário, a adoção de um sistema de cobrança também tornou-se necessária para melhorar o relacionamento e as chances de sucesso nas abordagens.

Isso se deve à dificuldade de encontrar e comunicar-se com os clientes da marca em um ambiente de grande pulverização dos canais de atendimento, como telefone, e-mail, WhatsApp, redes sociais, SMS, Skype e outros.

Dessa forma, torna-se mais relevante que as empresas desenvolvam uma estratégia de comunicação que não seja apenas multicanal, mas também omnichannel. Saiba mais a seguir!

Como funciona o sistema de cobrança aliado ao software para engajamento de clientes?

Software para engajamento de clientes são tecnologias que permitem que as empresas tenham atuações sólidas em diferentes canais, o que possibilita aumentar as chances de encontrar o cliente-alvo e garantir maior satisfação durante o contato.

Isso se deve à capacidade desses softwares de identificar quais canais de comunicação são mais assertivos de acordo com o histórico de relacionamento com o consumidor, permitindo que a empresa entre em contato pelo meio de maior afinidade do cliente.

Ao aumentar a assertividade nos canais usados no sistema de cobrança, a empresa consegue reduzir os custos com as ligações improdutivas, além de garantir mais satisfação para o consumidor, aumentando as chances de o contato ser bem sucedido.

Quais os benefícios da estratégia omnichannel?

Além de garantir a presença em diferentes canais, o software para engajamento de clientes também viabiliza uma experiência omnichannel para o cliente. Isso significa que além de multicanal, ela também permite a migração entre canais de forma fluida e intuitiva.

No atual cenário, esse tipo de relacionamento é essencial para reter clientes, pois muitas vezes um contato que tem início nas redes sociais pode migrar para o telefone ou para o WhatsApp para que a experiência seja mais satisfatória. Com isso, os benefícios da estratégia omnichannel no sistema de cobrança incluem:

  • maior capacidade de retenção e fidelização de clientes;
  • proporciona uma experiência de compra mais satisfatória;
  • aumenta as chances de abordar o cliente no canal mais adequado;
  • reduz custos operacionais relacionados com contatos improdutivos;
  • melhora as chances de pagamento e quitação dos débitos.

Dessa forma, uma melhor jornada de compra aumenta a relevância da marca diante do cliente, impactando inclusive a adimplência dele.

Como funciona o OlosChannel?

O Olos Channel, software para engajamento de clientes desenvolvido pela Olos, possibilita a utilização de inteligência de dados para realizar a análise de mailings de clientes com o objetivo de eleger quais canais de maior afinidade de cada consumidor, de acordo com o histórico apresentado.

O software, que integra nossa solução de autoatendimento, possibilita o monitoramento da jornada de cliente identificando os melhores canais para negociação, o que influencia diretamente as chances de sucesso das abordagens realizadas pela equipe.

Atualmente, para ser relevante para empresas e clientes, um sistema de cobrança deve incluir a estratégia omnichannel associada a soluções de inteligência de dados para otimizar os recursos e tempo dos profissionais, melhorando os resultados da marca no curto prazo.

Quer conhecer outras funcionalidades do Olos Channel e como nossa solução otimiza sua central de cobrança? Entre em contato conosco e agende uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta