Saiba como automatizar a operação de atendimento com agente digital

O agente digital é uma das principais tendências na área de atendimento e call center por aumentar a eficiência dos contatos com os consumidores, ao mesmo tempo em que garante a qualidade das abordagens.

Para quem ainda não está familiarizado com a tecnologia, trata-se de um software que utiliza mapas mentais, dicionários semânticos e inteligência de dados para automatizar o atendimento e reproduzir uma abordagem humanizada.

Saiba mais:5 razões para investir em um agente digital para sua empresa

Assim, o cliente tem uma experiência semelhante a que teria com um operador humano, mas com mais agilidade e praticidade. 

Além disso, o agente digital utiliza inteligência artificial para se aprimorar. O que garante melhoria e personalização constantes no atendimento.

Como o agente digital transforma o atendimento da empresa?

A adoção do agente digital resulta na automação da operação no call center, reduzindo tempo ocioso, custos operacionais e congestionamento dos processos. Saiba mais sobre os principais benefícios a seguir!

1. Produtividade

O primeiro aspecto que influencia e justifica o investimento no agente digital é que a tecnologia afeta diretamente a produtividade do call center.

Por exemplo, no caso das cobranças, é adicionado o mailing e o sistema faz as ligações automaticamente. O que permite entrar em contato com mais clientes em menos tempo.

Assim, a adoção da tecnologia melhora as principais métricas de atendimento, como:

  • Tempo médio de atendimento (TMA), pois o agente é mais ágil na resolução de demandas;
  • Tempo médio de espera (TME), porque a automação garante que haja maior disponibilidade nos canais usados.  

Leia também:Saiba como o agente digital facilita negociações e cobranças

2. Redução de custos

Os benefícios apresentados anteriormente afetam a produtividade e também os custos operacionais do call center, pois serão necessários menos atendentes humanos.

Além disso, o investimento na tecnologia garante a continuidade do atendimento com baixos custos de manutenção. Isso faz com que os custos fixos da empresa sejam consideravelmente menores.

3. Personalização

Um aspecto central na automação da operação usando os agentes digitais é a personalização dos processos.

A tecnologia pode ser configurada de acordo com o perfil do público-alvo e conforme as etapas da jornada de compra. O que permite definir o discurso e processos executados pelo agente digital segundo as demandas do negócio.

Dessa forma, a solução pode ser personalizada de acordo com as necessidades da empresa e oferecer uma experiência de compra diferenciada aos clientes, garantindo uma comunicação humanizada.

Essa personalização garante que o aumento da produtividade e a redução dos custos proporcionados pelo agente digital sejam acompanhados da melhora na qualidade do atendimento.

Leia também: Como melhorar a experiência do cliente com atendimento personalizado?

Como implementar o agente digital na sua empresa?

Para revolucionar a experiência do cliente na sua empresa, automatizar a operação de atendimento e adotar o agente digital, conte com o OlosChannel.

A plataforma omnichannel completa e personalizável pode ser adequada às necessidades da sua empresa, reunindo os diferentes canais de comunicação para agilizar o atendimento. 

A ferramenta também mapeia a jornada de compra, garante o acesso ao histórico e identifica as preferências dos clientes. O que aumenta a assertividade e a personalização na comunicação. 

Além disso, a plataforma possui o Olos Web Interactive (OWI), agente digital integrado em múltiplos canais, garantindo uma experiência integrada e fluida.

Trata-se de uma plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa, que utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, do início ao fim do processo.

Quer saber mais?Conheça o OlosChannel e todo o potencial dessa tecnologia. 

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

Deixe uma resposta