Comportamento do consumidor: saiba o que está em alta em 2021

A transformação do comportamento do consumidor tem sido contínua nos últimos anos. E isso se dá, muitas vezes, graças às novas tecnologias que aparecem a cada dia. 

Leia mais:

Por conta da pandemia gerada pelo novo coronavírus, aliás, esse processo foi acelerado. Dado esse cenário, os gestores devem estar atentos para rapidamente adaptarem-se às novas tendências para, assim, promover maior sucesso comercial.

Conheça, então, sete importantes mudanças no comportamento do consumidor que estão em alta em 2021:

Mudanças no comportamento do consumidor: veja as 7 principais

Exigência por maior transparência

Uma questão que não era tão importante para o público, mas vem sendo cada vez mais notada é a transparência.

Além de terem um maior interesse em saber como são usados os dados pessoais, os clientes agora levam em consideração como são feitas cada uma das etapas de produção de uma mercadoria. 

O objetivo é simples: evitar marcas que tenham práticas consideradas incorretas, como a falta de inclusão, o tratamento inadequado com os funcionários ou o não cumprimento de boas práticas ambientais.

Crescimento das compras online

Sem poder sair de casa com a frequência registrada antes da pandemia, os brasileiros estão buscando os meios virtuais para realizar atividades como a compra de produtos.

O Relatório E-commerce no Brasil, feito pela Conversion, evidenciou essa tendência ao apontar que o comércio eletrônico cresceu 40% entre os meses de março de 2020 e 2021. Ao todo, as lojas virtuais tiveram 20,61 bilhões de acessos nos últimos 12 meses.

Assim, os negócios precisam investir cada vez mais em oferecer opções digitais para seus públicos.

Veja também:

Necessidade de comunicação em diferentes canais

A busca por estratégias omnichannel é indispensável para as empresas que querem se tornar mais competitivas e ter maiores chances de elevar as vendas, dado que, assim, é possível aumentar a satisfação dos clientes com um atendimento de qualidade.

Para isso, devem ser oferecidas alternativas como o telefone, chatbots, agentes digitais de autoatendimento, e-mail e a possibilidade de interação por redes sociais.

Demanda por interações mais humanizadas

A chegada de novas tecnologias é fundamental, pois permite que as tarefas sejam otimizadas e os problemas sejam resolvidos de maneira mais ágil.

Entretanto, é fundamental que os gestores estejam atentos ao outro lado da moeda. Muitas pessoas simplesmente se sentem mais confortáveis quando as interações são humanizadas e esse ponto deve ser considerado.

Maior importância do marketing de conteúdo 

Atrair novos leads é primordial para que a empresa siga funcionando adequadamente. Para isso, é comum que um investimento na divulgação dos produtos e soluções do negócio seja feito.

Para ter sucesso nesse processo, porém, os líderes devem reconhecer o valor do marketing de conteúdo, que estabelece uma relação mais próxima dos possíveis novos consumidores com a marca por conta do conhecimento oferecido, o que possibilita a atração de novos visitantes para uma empresa e a possibilidade de vendas futuras.

Exigência por produtos mais sustentáveis

Sustentabilidade é uma palavra fundamental para se entender a mudança do comportamento do consumidor. 

Nos últimos anos, uma tendência comum foi a busca não apenas pelas melhores marcas, mas pelas que mostram uma maior preocupação com o meio ambiente e colocam essa questão em foco ao desenvolver suas operações. 

A demanda por artigos verdes, que utilizam energias renováveis, não tenham plástico e emitam pouco carbono para serem, feitos tem se intensificado e essa consciência ecológica veio para ficar.

Busca por negócios locais

Por fim, vale citar uma preocupação que vem crescendo recentemente: a busca pela compra de negócios locais em detrimento de redes de supermercados ou grandes lojas.

Essa transformação no comportamento se dá muito em razão da pandemia, em que os pequenos comerciantes sofreram com grandes prejuízos. 

Assim, essa preferência aparece como forma de valorizar lojas menores, que, muitas vezes, estão situadas próximas às residências.

Conte com a Olos Tecnologia

Um ponto fundamental para entender o comportamento do consumidor é contar com tecnologias que permitam mapear a jornada de compra e interação durante o atendimento.

Com soluções de ponta como o OlosChannel, da Olos Tecnologia, é possível ter sucesso nessa tarefa e ainda contar com a coleta de dados que permitem entender o perfil de cada cliente, garantindo interações mais personalizadas nos mais diversos pontos de contato.

Com o OlosChannel, os gestores também podem modernizar os processos internos, aumentando a eficiência na realização de tarefas. Assim, pode-se alcançar uma considerável redução nos custos.

Quer saber mais sobre como as soluções da Olos podem impactar a sua empresa? Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!